Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 23 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 39 - 23 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 39 - 23 de abril de 2020

23-04-SITE.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, 23 de abril, para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

 

Após reunião do Comitê, foi elaborada e publicada a Resolução no 4, que torna obrigatório o uso de máscara ou de proteção sobre o nariz e a boca, a partir de 1º de maio de 2020, nos espaços públicos e nos equipamentos de transporte público coletivo.

 

A obrigatoriedade da máscara a partir desta data também se estende aos funcionários, consumidores e clientes dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento.

 

Vale destacar que continua imprescindível nestes locais a adoção das medidas previstas no decreto municipal para evitar a aglomeração das pessoas.

 

A Resolução recomenda ainda que, a partir do dia 1º de maio, estes estabelecimentos impeçam a entrada e a permanência de consumidores ou clientes que não estiverem utilizando o item de proteção.

 

As autoridades de saúde recomendam o uso imediato da máscara por quem já tiver o acessório e precisar sair de casa. E que, preferencialmente, sejam máscaras caseiras, para que as máscaras cirúrgicas e as NR 95 sejam utilizadas pelos profissionais da saúde.

 

O Comitê decidiu estabelecer um prazo para a medida entrar em vigor, considerando as pessoas que ainda precisam se organizar e adquirir as máscaras. Neste prazo, a Administração Municipal também adotará ações que possam garantir a distribuição do equipamento à população em alta vulnerabilidade social.

 

 

 

Em relação ao uso de máscara em veículos, no trânsito, ela será obrigatória em veículo de aplicativo e também em caso de carona a pessoas que não residam no mesmo local. O equipamento de proteção somente poderá ser dispensado se a pessoa estiver conduzindo veículo próprio e privativo, na companhia de pessoas da sua residência.

 

A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais competentes, que vão orientar as pessoas que não estiverem cumprindo a medida.

 

Vale destacar ainda que menores de 2 anos não devem usar máscara, porque correm o risco de sufocamento.

 

Mais uma vez, o Comitê ressalta que o isolamento social e a higienização correta, com uso de água e sabão ou álcool gel, são as armas de contenção da transmissão do Coronavírus e de achatamento da curva, para se evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.

 

Dessa forma, a orientação é para que as pessoas permaneçam em casa.

 

Transporte público

 

A Resolução no4 também determina a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público coletivo, a partir de 1o de maio.

 

O Comitê se reuniu nesta quinta-feira com a Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana para dialogar e definir ações de comunicação no interior do Terminal Central de Integração e principais pontos de aglomeração da cidade. O objetivo é divulgar a medida e orientar os usuários dos ônibus sobre o uso das máscaras.

 

Também nesta reunião, foi apresentado ao Comitê alguns estudos do Consórcio Araraquara de Transportes (CTA) a respeito da redução do número de usuários do transporte coletivo no período de isolamento social, mudanças dos horários de ônibus, criação de novas linhas e outras medidas adotadas para evitar aglomeração dos usuários nos pontos de ônibus e no TCI.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, dia 23 de abril, 58 casos confirmados de Coronavírus e 26 casos aguardando resultado de exame.

 

Do total de casos confirmados, 19 permanecem em quarentena e 36 já saíram da quarentena.

 

Hoje, 11 pacientes estão internados. Destes, 9 estão em enfermaria - sendo que 2 casos foram positivados e 7 são suspeitos -  e mais 2 pacientes suspeitos estão internados em UTI.

 

Foram notificados, até o momento, 3 óbitos decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 caso aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

Jardim Adalberto Roxo

Jardim América

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Serra Azul

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Suconasa

Vila Xavier

Assentamento Bela Vista

 

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

registrado em: , ,