Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 23 / Prefeitura orienta moradores do Residencial dos Oitis sobre riscos da Covid-19

Social

Prefeitura orienta moradores do Residencial dos Oitis sobre riscos da Covid-19

Equipes também estão levantando as demandas de assistência social no condomínio do Jardim Iguatemi, onde um caso do novo coronavírus foi confirmado
foto01 Edinho acompanha orientações de combate ao coronavírus e atendimentos sociais no Residencial dos Oitis 23abr20 Celso Luís Gallo.jpg

 

 

 


O prefeito Edinho acompanhou nesta quinta-feira (23) o trabalho conjunto de Saúde e de Assistência Social no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi, para orientações sobre a prevenção e os cuidados necessários para o enfrentamento ao novo coronavírus, causador da pandemia da doença Covid-19.

O condomínio vertical, formado por muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, tem um caso confirmado da Covid-19. “O modelo arquitetônico do residencial facilita a aglomeração de pessoas e aumenta muito os riscos de contágio. A nossa ação tem por objetivo reduzir os riscos”, afirma o prefeito.

Equipes de Saúde estão atendendo moradores que estão com sintomas gripais ou de outra enfermidade. São dadas orientações sobre prevenção da Covid-19, transmissão, sinais e sintomas, além de distribuição de máscaras (orientando as pessoas a usá-las). Também está sendo feito o cadastramento das pessoas no sistema do SUS (Sistema Único de Saúde).

Já a Assistência Social está levantando as demandas dos moradores do residencial para fazer o atendimento necessário para a redução da vulnerabilidade.

“É com ações conjuntas entre as secretarias da Prefeitura e a organização das políticas públicas que será possível derrotar o novo coronavírus. Obrigado a todos os servidores que estão trabalhando muito nesse desafio”, reforça Edinho.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talitha Martins, explica que os atendimentos estão sendo feitos todas as terças e quintas-feiras, no período da manhã. “Estamos dando orientações, cadastrando e mapeando o território e reforçando a importância do isolamento social, da higienização e dos cuidados com os grupos de risco”, afirma.

Os grupos de risco da Covid-19 são idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, destaca o trabalho social feito no residencial. “É muito importante essa parceria com a Saúde para reconhecer as vulnerabilidades da população e fazer o atendimento nas questões sociais do condomínio”, afirma.

Além do prefeito, de Talitha e de Jacqueline, estiveram no residencial a secretária de Saúde, Eliana Honain; a gerente de Proteção Social Básica, Giovana Perez Arruda; entre outros integrantes do governo municipal.

Situação da Covid-19
Segundo o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado nesta quinta-feira (23), Araraquara possui 58 casos confirmados da Covid-19, com três mortes causadas pela doença, e outras 26 pessoas aguardam resultados de exames. Nos hospitais, 11 pacientes seguem internados.

Mais informações sobre o coronavírus estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus

 

 

 

 

registrado em: , ,