Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 29 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 45 - 29 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 45 - 29 de abril de 2020

29_04_ boletim bairros.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quarta-feira, dia 29, para novas deliberações de ações de combate à transmissão do Covid-19.

 

Considerando a Resolução no 4, publicada no último dia 22 de abril, que torna obrigatório o uso de máscara ou de proteção sobre o nariz e a boca, a partir de 1º de maio de 2020, nos espaços públicos e nos equipamentos de transporte público coletivo, a Prefeitura realizou a contratação da entidade Associação Mãos que Criam, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, criada e formada em 2008 por mulheres artesãs.

 

A entidade está trabalhando na confecção de máscaras caseiras que serão entregues  à população em alta vulnerabilidade social. A atuação da Associação Mãos que Criam é na área do artesanato, costura, economia solidária e novos modelos sócio-produtivos.

 

A iniciativa da Prefeitura vai garantir a máscara caseira às pessoas que de outra forma não teriam condições de fazer essa aquisição e também garantir renda às costureiras, fomentando a economia solidária do município.

 

Para esse projeto, além das 10 sócias da Associação, foram convidadas costureiras do bairro do Jardim das Hortênsias, totalizando 15 mulheres. Elas estão produzindo máscaras em tecido algodão e TNT, tecido duplo, no formato de máscara cirúrgica.

 

Serão produzidas 15 mil máscaras caseiras, que serão entregues em pontos estratégicos, avaliados pelo Comitê.

 

Dessa forma, todos os setores da Prefeitura estão se organizando para identificar as situações de necessidade de uso e vulnerabilidade, realizar as orientações e a entrega, incluindo aos usuários do transporte público coletivo.

 

As máscaras serão higienizadas e entregues embaladas, com as instruções de higienização e uso corretos.

 

Vale destacar que a fiscalização será feita pelos órgãos municipais competentes, que vão orientar as pessoas que não estiverem cumprindo a medida.

 

A obrigatoriedade da máscara a partir de 1º de maio se estende aos funcionários, consumidores e clientes dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento na cidade. Estes, inclusive, deverão impedir a entrada e a permanência de consumidores ou clientes que não estiverem utilizando o item de proteção.

 

A máscara é um importante aliado no enfrentamento da pandemia do Covid-19, porque ajuda na proteção das pessoas que precisarem sair para trabalhar, para fazer compras e buscar serviços de primeira necessidade.

 

O Comitê ressalta, no entanto, que, independentemente do uso da máscara, a orientação é para que as pessoas permaneçam em suas casas, em isolamento social.

 

ACOMPANHAMENTO MÉDICO NOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus recomendou à Atenção Básica do Município que organize equipes médicas para realizar visitas semanais aos serviços de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município.

 

O objetivo é manter um acompanhamento do estado de saúde dos acolhidos, para detecção de possíveis casos suspeitos de Coronavírus e realização de exames.

 

Considerando ser esta a população de maior risco de letalidade em decorrência da doença, o Comitê considera importante a adoção de novas ações de acompanhamento médico.

 

O decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município suspendeu as visitas a asilos e casas de acolhimento, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, dia 29 de abril, 73 casos confirmados de Coronavírus e 30 casos estão aguardando resultado de exame. Do total de casos confirmados, 17 permanecem em quarentena e 53 já saíram. 

 

Hoje, 9 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria - sendo que 1 caso positivado e 7 são suspeito - e 1 paciente suspeito está internado em UTI.

 

Foram notificados, até o momento, 3 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

 

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Morumbi

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Serra Azul

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial Alamedas

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Suconasa

Vila Xavier

Assentamento Bela Vista

 

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

registrado em: , ,