Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Agosto / 13 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 151– 13 de agosto de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 151– 13 de agosto de 2020

boletim 13.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê defende e pratica a transparência dos dados sobre a evolução do novo Coronavírus em Araraquara. Desde o início da pandemia, vem realizando boletins diários, duas vezes ao dia, para manter a população atualizada sobre o total de casos, óbitos, infectados e recuperados, entre outros dados, incluindo balanço dos atendimentos na Saúde referentes à doença e balanço das ações da Rede de Solidariedade do Município.

 

Vale destacar, dentro deste contexto, que as taxas de ocupação de leitos divulgados diariamente refletem a somatória de todos os leitos disponíveis para Covid-19 no município, públicos e privados, englobando a Santa Casa de Araraquara, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, Hospital da Solidariedade, Polo de Triagem da UPA da Vila Xavier, Hospital São Paulo e Hospital São Francisco.

 

A divulgação dos dados continuará sendo feita com a mesma seriedade, todos os dias, mesmo com as mudanças impostas pela Lei Eleitoral, que estabeleceu a suspensão temporária das redes sociais da Prefeitura de Araraquara, até a data das eleições, em novembro.

 

A Secretaria Municipal de Comunicação já disponibilizou os novos links do Facebook (www.facebook.com/municipiodeararaquara) para que a população acesse, curta e continue recebendo todas as informações sobre a pandemia de Covid-19 na cidade, inclusive os boletins diários com números da doença, a partir deste sábado, o dia 15 de agosto.

 

A transparência dos dados é absolutamente fundamental para que todos tenham a noção exata do tamanho do problema e para que se possa tomar as medidas necessárias para o enfrentamento da Covid-19.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 61 casos de Coronavírus nesta terça-feira, dia 13 de agosto. Portanto, agora são 2.493 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 340 permanecem em quarentena e 2.131 já saíram. Aguardam resultado de exames 295 amostras. 

 

Hoje, 61 pacientes estão internados. Destes, 46 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 38 casos confirmados. E 15 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 12 confirmados.

 

Do total de 61 internados, 46 são moradores de Araraquara e 15 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 47% e de leitos de UTI é de 23%.

 

Foram notificados, até o momento, 22 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um caso suspeito está sendo investigado; trata-se de um idoso de 73 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital particular e faleceu ontem.

 

Todos os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

Vale reforçar que, a partir do próximo sábado, dia 15 de agosto, por conta da lei eleitoral, as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município serão transmitidas numa página temporária da Prefeitura no facebook, chamada Município de Araraquara. Os novos links já estão disponíveis nas redes sociais (confira abaixo). Para receber as notificações, é importante que o internauta curta e siga essas novas páginas.

 

Novos links

- Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

- Youtube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial 

 

registrado em: , ,