Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Agosto / 30 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 168 - 30 de agosto de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 168 - 30 de agosto de 2020

30-08-site.png

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 168 – 30 de agosto de 2020

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 30 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Começam a vigorar nesta terça-feira, dia 1º de setembro, os dois decretos municipais publicados nos Atos Oficiais de 26 de agosto, que alteram o decreto municipal nº 12.236, de 23 de março de 2020.

 

Um dos decretos diz respeito a regras gerais para o exercício de atividades econômicas e inclui, entre outras questões, funcionamento do comércio para atendimento presencial por 8 horas diárias, sendo das 10 às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9 às 17 horas, aos sábados.

 

Também trata das regras específicas para funcionamento de bares, restaurantes e similares, com atendimento presencial também limitado a 8 horas diárias, entre outras normas, e determina regras específicas para funcionamento de salões de beleza, academias e estabelecimentos de educação complementar não regulada.

 

O documento também definiu as regras atinentes às atividades desempenhadas por entidades religiosas e manteve a proibição no município da realização de toda e qualquer atividade coletiva de entretenimento, lazer ou competição que resulte em aglomeração de pessoas.

 

O segundo decreto municipal trata retomada das atividades individuais e coletivas presenciais pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e entidades com registro nos conselhos municipais, condicionando esta retomada à adoção de providências e regras.

 

O Comitê destaca que o momento é de prudência e de responsabilidade. Em qualquer circunstância, cabe à população seguir rigorosamente todas as regras e os protocolos de prevenção à doença, como uso obrigatório de máscara, respeito ao distanciamento social e frequente higienização das mãos.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou mais 38 casos de Coronavírus neste domingo, dia 30 de agosto. Portanto, agora, são 3.192 casos confirmados na cidade.

 

Do total de confirmados, 287 permanecem em quarentena e 2.875 já saíram. Aguardam resultado de exames 186 amostras.

 

Hoje, 55 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria –  07 suspeitos e 31 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 2 suspeitos e 15 confirmados. Do total de 55 internados, 45 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 30% de UTI. 

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 100% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 16 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 30 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente trata-se de um idoso de 78 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado na Santa Casa de Araraquara.

 

Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.