Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Agosto / 5 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 143–5 de agosto de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 143–5 de agosto de 2020

boletim 5.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura publicou nos Atos Oficiais de hoje o decreto municipal que estende a quarentena até o dia 19 de agosto. O documento também traz ajustes nos protocolos sanitários e novas normas que devem ser seguidas pelos estabelecimentos comercias e prestadores de serviços. São decisões tomadas pelo Comitê com base nas análises diárias da evolução da doença na cidade, incluindo o avanço do número de casos e o relaxamento do isolamento social.

 

Entre outras determinações, o horário de atendimento presencial no comércio passa a ser das 10 às 16 horas, de segunda-feira a sábado, com aferição de temperatura de todos os clientes, tapetes de sanitização em todos os pontos de entrada e saída e desinfecção total antes da abertura, durante o expediente e após o fechamento das atividades diárias, entre outras medidas. Shoppings centers também podem funcionar com atendimento presencial por seis horas diárias, desde que entre as 11 e as 21 horas.

 

Bares, restaurante e similares devem manter atendimento presencial limitado a 6 horas diárias, com encerramento às 23 horas de segunda-feira a sábado e às 16 horas aos domingos. Entre outras normas, serão admitidas no máximo 2 consumidores por mesa e o estabelecimento deverá realizar cadastro dos consumidores que forem atendidos presencialmente, com nome, endereço, telefone de contato e a temperatura aferida. Continuam vedadas mesas em calçadas ou em ambientes externos ao estabelecimento.

 

Também fica proibida a realização de atividades coletivas com aglomeração de pessoas por todos os munícipes, bem como pelos demais coletivos e entidades associativas, partidárias, desportivas, condominiais, educacionais, de entretenimento, dentre outros. Assim como a realização de atividades desportivas aquáticas, individuais ou coletivas.

 

 

A realização de atividades por entidades religiosas fica condicionada à adequação aos protocolos sanitários do Plano São Paulo e apresentação de protocolo sanitário de higienização e distanciamento social para as atividades a serem desenvolvidas, o qual deverá ser aprovado por este Comitê.

 

Os órgãos responsáveis estão intensificando a fiscalização do cumprimento do decreto municipal, que pode ser acessado, na integra, no site da Prefeitura, www.araraquara.sp.gov.br/coronavírus.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 71 casos de Covid-19. Portanto, hoje, dia 5 de agosto, são 2.125 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 300 permanecem em quarentena e 1.805 já saíram. Aguardam resultado de exames 230 amostras. 

 

Hoje, 66 pacientes estão internados. Destes, 52 estão em enfermaria – 15 suspeitos e 37 casos confirmados. E 14 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 13 confirmados. Do total de 66 internados, 48 são moradores de Araraquara e 18 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 53% e de leitos de UTI é de 21%.

 

Foram notificados, até o momento, 20 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito. A confirmação mais recente é o homem de 74 anos, que estava internado e faleceu na segunda-feira. O outro caso continua sendo investigado.

 

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,