Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Agosto / 7 / Araraquara permanece na fase amarela do Plano São Paulo

Saúde

Araraquara permanece na fase amarela do Plano São Paulo

Comitê de Contingência do Coronavírus alerta para riscos de transmissão da doença nas reuniões familiares; Dia dos Pais impõe cuidado e responsabilidade
10-balanco-plano-sp-07082020_page-0003.jpg

 

 

Araraquara e os outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde – DRS/ 03 permanecem na fase amarela do Plano São Paulo, de acordo com a 10ª atualização de fases anunciada nesta sexta-feira (7), pelo governo do Estado de São Paulo.  Desde sua criação, em junho, o Plano São Paulo vem orientando a flexibilização das atividades econômicas nos 645 municípios paulistas.

Categorizados segundo uma escala de cinco fases – da vermelha, mais restritiva, a azul, considerado normal controlado -, os DRS podem avançar de fase na atualização feita a cada 15 dias, ou retroceder, semanalmente.

No último dia 24 de julho, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara foi classificado na fase amarela. A manutenção nesta fase, esta semana, se deu com base no bom desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar e a evolução da doença nos 24 municípios que o compõem. De acordo com indicadores dessa última semana, o DRS de Araraquara registra 34,9% de taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid e 15,1 leitos Covid por 100 mil habitantes, ambos com classificação verde. No quesito evolução da epidemia, a variação do número de casos está em 0,97, também com classificação verde. Já a variação no número de internações é de 1.07 ou 54 internações por 100 mil habitantes, com classificação amarela. E a variação no número de óbitos é de 0,69 ou 2.7 óbitos por 100 mil habitantes, com classificação verde. (veja quadro)

De acordo com dados do boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus, hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 51% e de leitos de UTI é de 21%.

A secretária municipal da Saúde e coordenadora do Comitê, Eliana Honain, reforça que  independentemente da classificação do DRS no Plano São Paulo, é importante que a população permaneça atenta aos risco de contágio da doença, mantendo as medidas protetivas, como isolamento social para idosos e demais pessoas do grupo de risco, e uso de máscaras, higienização frequente das mãos e o cuidado com o distanciamento de pelo menos 1,5 m, por quem precisa sair para trabalhar. O setor econômico também deve continuar fazendo sua parte, cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários determinados pelo decreto municipal publicado nesta semana, regulamentando a fase amarela.

“O vírus está circulando na cidade e, mesmo com toda a estrutura montada na Saúde para atendimento médico, somente com a conscientização e participação de todos nos cuidados pessoais e coletivos, será possível conter a transmissão. Neste fim de semana, temos o Dia dos Pais, data em que tradicionalmente as famílias se reúnem. Mas é preciso agir com respeito e responsabilidade, porque o risco e a pandemia impõem atenção redobrada com a segurança dos idosos; a maior prova de amor que podemos dar é o cuidado”, afirma Eliana Honain.

O Estado de São Paulo registra 608.379 casos confirmados do novo coronavírus e 24.735 óbitos decorrentes da doença. Araraquara possui 2.222 casos confirmados e 20 óbitos decorrentes da Covid-19.

 

 

registrado em: , ,