Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Agosto / 7 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 145 – 7 de agosto de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 145 – 7 de agosto de 2020

boletim 7.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.


O Comitê aguarda coletiva do governo do Estado de São Paulo, marcada para logo mais, no Palácio dos Bandeirantes, na qual deverão ser dadas novas orientações a respeito do Plano São Paulo, mecanismo instituído pelo Governo Estadual para determinar o ritmo da flexibilização das atividades econômicas nos municípios paulistas.

 

É prerrogativa do Governo do Estado de São Paulo anunciar semanalmente a requalificação de fase para mais restritiva, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, são necessárias duas semanas.

 

No último dia 24 de julho, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara foi classificado na fase amarela.

 

O Comitê volta a reforçar que todas as decisões a respeito do avanço ou do retrocesso da flexibilização das atividades econômicas do município são tomadas com base no acompanhamento diário da evolução do Coronavírus, incluindo avanço do número de casos e avaliação da capacidade hospitalar.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 49 casos de Covid-19. Portanto, hoje, dia 7 de agosto, são 2.222 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 320 permanecem em quarentena e 1.882 já saíram. Aguardam resultado de exames 188 amostras. 

 

 

Hoje, 64 pacientes estão internados. Destes, 50 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 37 casos confirmados. E 14 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 64 internados, 48 são moradores de Araraquara e 16 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 51% e de leitos de UTI é de 21%.

 

Foram notificados, até o momento, 20 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que continua sendo investigado.

 

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,