Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 04 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 264 - de 4 de dezembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 264 - de 4 de dezembro

boletim 4 dez.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê reforça que, por meio de parceria com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém a testagem gratuita para Covid-19 realizada na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e nas unidades de Saúde do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Os testes são feitos das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

 

E com a chegada de mais um fim de semana, os órgãos de fiscalização estão novamente organizados para circular pelas ruas do município. O objetivo é cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.

 

Participam desta força tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar. A partir da próxima semana, essa fiscalização será reforçada a participação da atividade delegada da Polícia Militar; serão seis vagas a mais, no período de 7 a 24 de dezembro, quando o comércio estará atendendo em horário especial de Natal.

 

Todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades, assim como a população em geral, devem seguir as regras e os protocolos sanitários.

 

A falta de cuidado e as aglomerações aumentam os riscos de contágio pelo coronavírus. O respeito ao distanciamento, uso de máscara em locais públicos e a higienização das mãos com frequência devem ser mantidos para que o fim de semana não seja causador de um aumento nos índices epidemiológicos.

 

As pessoas do grupo de risco devem permanecer em isolamento social

Não é o momento de relaxar, porque o vírus está circulando e as pessoas devem ficar muito atentas às medidas de prevenção. Todos devem zelar pela saúde.  

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, mais 57 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 30% de 191 amostras analisadas. Portanto, agora são 6.880 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 233 permanecem em quarentena e 6.568 já saíram. Aguardam resultado de exames 220 amostras.

 

Hoje, 56 pacientes estão internados. Destes, 37 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 24 confirmados. E 19 estão na UTI – 3 suspeitos e 16 confirmados. Do total de 56 internados, 42 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 3 pacientes e o Hospital de Campanha tem 14 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 79 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um homem de 59 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 28 de julho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,