Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 07 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 267 - de 7 de dezembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 267 - de 7 de dezembro

boletim 7 dez.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço semanal das ações da fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

 

Na semana de 30 de novembro a 6 de dezembro, foram realizadas 198 ações de fiscalização. Destas, 121 foram registradas durante o fim de semana, de 4 a 6 de dezembro. Os locais fiscalizados, de 30 de novembro a 6 de dezembro, foram os seguintes:

 

Estabelecimentos comerciais - 146

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares – 34

Pesque-pagues – 6

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal – 5

Clubes/Salão de festas ou eventos – 2

Bancos/ lotéricas/ órgãos públicos - 5

 

Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguações – 164

Notificação de orientação de pessoa jurídica – 25

Boletim de ocorrência – 6

Auto de infração - 1

Auto de infração com fechamento do estabelecimento – 2

 

E a partir de hoje, com início do horário especial de Natal no comércio, os órgãos de fiscalização estarão intensificando as ações nos corredores comerciais. Além disso, até dia 24 de dezembro, a força tarefa contará com o reforço da atividade delegada da Polícia Militar, que ampliou o número de vagas para esse período.

 

Comerciantes e ambulantes que trabalharão no horário especial deverão cumprir rigorosamente as regras e protocolos sanitários estabelecidos no decreto municipal.

 

Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e cumprir as normas e protocolos definidos no decreto municipal.

 

É muito importante que a população continue utilizando máscara corretamente em locais públicos e mantenha distanciamento.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, mais 17 casos positivados de coronavírus. Esses casos são resultados dos testes rápidos realizados durante a semana na Praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e unidades básicas de saúde.

 

Portanto, agora são 7.000 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 191 permanecem em quarentena e 6.730 já saíram. Aguardam resultado de exames 330 amostras.

 

Hoje, 57 pacientes estão internados. Destes, 39 estão em enfermaria – 14 suspeitos e 25 confirmados. E 18 estão na UTI – 5 suspeitos e 13 confirmados.

 

Do total de 57 internados, 45 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 40% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.

        

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 8 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 79 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

 

 

registrado em: , ,