Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 09 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 269 - de 9 de dezembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 269 - de 9 de dezembro

boletim 9 dez.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 7 de dezembro. São eles:

 

- Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 39.601 pessoas

- Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  441 pessoas

- Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 557

- Atendimentos pelo Disque-Saúde: 4.046 ligações

- Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 429

- Exames realizados junto à Unesp: 28.617

- Exames realizados junto à Uniara: 18.199

- Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 317

 

O serviço de apoio psicológico é prestado aos munícipes através do telefone 3305 5609, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

 

E, por meio de parceria com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém testagem gratuita para Covid-19 na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e nas unidades de Saúde do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Os testes são feitos das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

 

O resultado é encaminhado por meio de SMS ou email. Para ter informações sobre o exame, a pessoa pode entrar em contato através do aplicativo app.hilab.com.br ou por email, o sac@hilab.com.br

 

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados até o momento, nesta testagem em massa, 8.410 testes, sendo que, destes, 253 foram positivados.

 

Foram 123 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; 49 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, e outros 81 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus. Essa testagem em massa tem como foco pessoas assintomáticas.

 

As que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara. Lá é feita a testagem e o encaminhamento dos positivados.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, mais 43 casos positivados de coronavírus. Esses casos são resultados de 19% de 223 amostras analisadas de pessoas que procuraram atendimento na UPA da Vila Xavier com sintomas gripais.

 

Portanto, agora são 7.156 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 207 permanecem em quarentena e 6.866 já saíram. Aguardam resultado de exames 200 amostras.

 

Hoje, 55 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 27 confirmados. E 15 estão na UTI – 5 suspeitos e 10 confirmados. Do total de 55 internados, 41 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 40% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.

        

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 8 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 83 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Um dos óbitos registrados é de um idoso de 94 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público desde o dia 24 de novembro. O outro óbito é de uma idosa de 77 anos, também com comorbidades, que estava internada em hospital público desde o dia 28 de novembro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

 

registrado em: , ,