Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 270 - de 10 de dezembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 270 - de 10 de dezembro

boletim 10 dez.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

  

O Comitê reforça que mantém as análises diárias da evolução do coronavírus em Araraquara, incluindo os números de casos confirmados, de óbitos e da ocupação hospitalar. São essas informações que determinam todas as decisões deste Comitê. O foco é manter a eficiência dos serviços de saúde no enfrentamento do novo Coronavírus, para salvar vidas.

 

E, para isso, é fundamental a participação da população. Apesar de todo esse esforço,  a pandemia continua e o vírus está circulando, com registro de uma média móvel de 56 casos diários, nos últimos 7 dias, em Araraquara.

 

Isso mostra que é preciso manter o sinal de alerta e as pessoas devem continuar obedecendo rigorosamente as medidas sanitárias que podem conter a transmissão da doença.

 

É importante que as pessoas do grupo de risco se mantenham em isolamento, protegidas. Quem sair de casa deve usar máscaras, não se esquecer da higienização constante das mãos e manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas em locais públicos.

 

Todos devem evitar as aglomerações, em razão do alto risco de contágio pelo coronavírus. Não é hora de relaxar.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, mais 58 casos positivados de coronavírus. Esses casos são resultados de 29% de 205 amostras analisadas de pessoas que procuraram atendimento na UPA da Vila Xavier com sintomas gripais.

 

Portanto, agora são 7.214 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 214 permanecem em quarentena e 6.916 já saíram. Aguardam resultado de exames 215 amostras.

 

Hoje, 53 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 32 confirmados. E 13 estão na UTI – 5 suspeitos e 8 confirmados. Do total de 53 internados, 40 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 41% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.

        

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 11 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 3 pacientes e o Hospital de Campanha tem 9 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 84 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de uma idosa de 78 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público desde o dia 9 de novembro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,