Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 271 - de 11 de dezembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 271 - de 11 de dezembro

boletim 11 nov.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê reforça que, na próxima semana, por meio de parceria com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde dará continuidade à testagem gratuita para Covid-19 realizada na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e nas unidades de Saúde do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina.

 

As pessoas assintomáticas podem procurar qualquer um desses pontos, das 7 às 8h30, para realização do teste.  Há distribuição de senhas.

 

Quem estiver com sintomas gripais deve continuar procurando o atendimento no Polo Estratégico da UPA da Vila Xavier.

 

O Comitê também volta a alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para a conteção da transmissão da Covid-19. Com a chegada de mais um fim de semana, os órgãos de fiscalização estão novamente organizados para circular pelas ruas. O objetivo é cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública.

 

Participam desta força tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar, que, até dia 24 de dezembro, reforça a fiscalização com a participação da atividade delegada da PM.

 

Todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades, assim como a população em geral, devem seguir as regras e os protocolos sanitários. O mesmo vale para os ambulantes que estão instalados na Rua Nove de Julho e na Avenida Espanha, durante o horário especial de Natal do comércio.

 

As aglomerações aumentam os riscos de contágio pelo coronavírus. O respeito ao distanciamento, uso de máscara em locais públicos e a higienização das mãos com frequência devem ser mantidos. Nenhum esquema de fiscalização será suficiente se a população não fizer sua parte nesta batalha.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, mais 59 casos positivados de coronavírus. Esses casos são resultados de 27% de 215 amostras analisadas de pessoas que procuraram atendimento na UPA da Vila Xavier com sintomas gripais.

 

Portanto, agora são 7.273 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 223 permanecem em quarentena e 6.966 já saíram. Aguardam resultado de exames 186 amostras.

 

Hoje, 52 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 27 confirmados. E 12 estão na UTI – 3 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 52 internados, 40 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 41% de leitos de enfermaria e 21% de UTI.

        

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 10 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 84 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

 

registrado em: , ,