Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / fevereiro / 11 / Empresa incubada atua no controle de qualidade de alimentos

Trabalho

Empresa incubada atua no controle de qualidade de alimentos

A TechMiP também desenvolve um projeto de diagnóstico em curto espaço de tempo para detectar a presença dos vírus transmissores da dengue, zika e chikungunya
foto02 Gustavo Monteiro e Rafael Pupin, sócios proprietários da TechMip arquivo pessoal (1).jpg

 

 


Instalada na Incubadora de Empresas de Araraquara desde setembro de 2019, a empresa TechMiP atua no controle de qualidade de alimentos oferecendo serviços para fabricantes de alimentos que não possuem laboratório próprio.

Os sócios, Gustavo Monteiro, de 32 anos, e Rafael Pupin, 27 anos, doutores em Química, contam com a colaboração da farmacêutica e estudante do 4º ano de medicina, Nathalia Gardin, 31 anos, a experiência do consultor doutor Hernane Barud e o auxílio de estagiários de técnico em Química do Cetec e Administração, da Unesp.

“Um dos nossos objetivos é o controle de qualidade de toda a cadeia produtiva desde a matéria-prima, manipulação, processamento e até a rotulagem para que o empreendedor possa entregar um produto de qualidade dentro das normas de saúde”, relata Gustavo Monteiro.

Nesse início de atividade formalizada, a empresa dispõe de equipamentos para análises, químicas, físicas e microbiológicas. “A Impressão 3D é outro inovador serviço da TechMiP para a pesquisa científica, que contribui para a substituição gradativa de animais em testes laboratoriais”, acrescenta Gustavo.

 

Diagnóstico


A TechMiP também desenvolve um projeto de diagnóstico em curto espaço de tempo para detectar a presença dos vírus transmissores da dengue, zika e chikungunya. Essa pesquisa é uma parceria entre a empresa e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na categoria PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).


“Na medida em que avançarmos em cada etapa, vamos contratar mais profissionais para a formatação do produto final, que será um kit com protocolo para os profissionais da área da saúde realizarem os testes ainda na primeira fase dos sintomas e suspeita das infecções causadas pelo Aedes aegypti”, conclui Gustavo.

Inovação


Na visão do gerente da Incubadora, Lucas Campanha, a TechMiP agrega valor tecnológico às atividades da incubadora, que tem empresas de Tecnologia da Informação, e também às tradicionais do ramo de alimentação.

“A missão da Incubadora é dar suporte físico e técnico para que a empresa evolua e conquiste o mercado consumidor. No caso especifico da TechMiP, ela desenvolve projetos importantes para a saúde da população”, disse o gerente.
De acordo o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, “a atividade tecnológica dos sócios Gustavo e Rafael fortalece o programa municipal de incentivo à inovação, em parcerias com as universidades”.


Incubadora

 

Mais informações sobre o processo de incubação e empresas residentes, agregadas e graduadas podem ser obtidas na sede da Incubadora de Empresas de Araraquara, localizada na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, no 8º Distrito Industrial, região sudeste de Araraquara. O telefone para contato é o (16) 3333-4989.

 

registrado em: ,