Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / fevereiro / 19 / Cairbar Folia integra assistidos e comunidade com bloco Maluco Beleza e Oficinas Culturais

Cultura

Cairbar Folia integra assistidos e comunidade com bloco Maluco Beleza e Oficinas Culturais

Evento na manhã desta quarta-feira apresentou adereços, fantasias e acessórios confeccionados nas turmas da Oficina Cultural de Bijuteria
Foto 2   Carnaval Cairbar Schutel  19fevereiro2020   Paulo Mantoanelli.JPG

 

Na manhã desta quarta-feira (19) o Centro de Atenção à Saúde e Acolhimento - CASA Cairbar Schutel promoveu em suas dependências o “Cairbar Folia”, buscando a integração entre o Cairbar e a comunidade e apresentando com muita criatividade e animação o bloco Maluco Beleza e da bateria do Selmi Dei.

O Cairbar Folia proporcionou aos assistidos a oportunidade de vivenciar uma experiência com a arte, cultura, criação e promoção na qualidade de vida. Para tanto, desde o mês passado, o projeto Oficinas Culturais Municipais está instalado no espaço com duas turmas de “Bijuterias”, coordenadas pela professora Silvana Oliveira, unindo assistidos do espaço e comunidade.

 Foto 8   Carnaval Cairbar Schutel  19fevereiro2020   Paulo Mantoanelli.JPG

A professora, junto à coordenadora pedagógica do Cairbar, Maíra Gomes de Souza Matinada (foto acima), elaboraram o projeto do Cairbar Folia e da criação do bloco Maluco Beleza. “O projeto sintetiza várias ideias e sentimentos que nós, representantes da saúde mental, precisamos evidenciar e refletir”, anuncia Maíra.

A tônica é a “luta pelo cuidado que se dá através da promoção de relações saudáveis, onde este se faz presente de múltiplas formas, sustentando um movimento com espaço democrático para toda diversidade humana e gerando um cuidado mais ‘próximo’ e afetivo para todos”.

Foto 5   Carnaval Cairbar Schutel  19fevereiro2020   Paulo Mantoanelli.JPG

A coordenadora aponta que o Cairbar Folia busca a promoção do cuidado através da manifestação cultural brasileira, que é o Carnaval. “Nossa festa promove a arte e cultura, estabelecendo novos olhares que ultrapassam os limites de tratativas puramente técnicas.”

A criação do bloco Maluco Beleza resultou no maior diálogo entre comunidade e o Cairbar e as Oficinas Culturais de Bijuterias foram o ponto de encontro para a elaboração e produção de adereços e acessórios usados na folia desta quarta-feira.

Foto 6   Carnaval Cairbar Schutel  19fevereiro2020   Paulo Mantoanelli.JPG

Com duas turmas, realizadas às terças e quartas-feiras, reunindo aproximadamente 60 pessoas, as oficinas foram verdadeiros laboratórios de criatividade, imaginação e coordenação.

De acordo com Sabrina Kelly, coordenadora do programa Oficinas Culturais Municipais, o trabalho de produção de bijuterias da professora Silvana envolveu também a utilização de materiais recicláveis, como o jornal, e resultou em diversos acessórios, como brincos, colares, pulseiras e também fantasias.

Foto 7   Carnaval Cairbar Schutel  19fevereiro2020   Paulo Mantoanelli.JPG

A produção chamou a atenção durante o Cairbar Folia, evento marcado pela animação de assistidos, funcionários, parceiros das Oficinas Culturais e com a presença especial da Escola de Samba do Selmi Dei. “Eles não querem só remédio...eles querem remédio, diversão e arte”, finalizou Maíra.

registrado em: ,