Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / fevereiro / 27 / Acácia realiza II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania nesta sexta (28)

Trabalho

Acácia realiza II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania nesta sexta (28)

Serão discutidas questões que envolvem o lixo, as soluções de seu tratamento e o impacto positivo que a coleta seletiva proporciona, gerando benefícios ambientais e sociais
acacia 2.jpg

 

 

 

A Cooperativa Acácia, com apoio de Prefeitura Municipal, Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), realiza nesta sexta-feira (28), o II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, no Centro de Eventos de Araraquara (Cear).

A abertura do evento está marcada para 9 horas, com as presenças do prefeito Edinho, Damiano Neto, vice-prefeito e secretário do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico; Helena Francisco, Presidenta da Cooperativa Acácia; Camila Capacle, Coordenadora Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária; Donizete Simioni, Superintendente do DAAE, e Kátia Matteo, Diretora de Gestão Ambiental do DAAE.

Voltado às catadoras e aos catadores de materiais recicláveis, o II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania tem como objetivo, de acordo com os organizadores, mostrar para o município o impacto positivo que a coleta seletiva proporciona, gerando oportunidade, sustento e dignidade para cerca de 180 cooperados e suas famílias, trabalhando de forma autogestionária e coletiva e com um potencial grande de ampliação dos serviços. Serão discutidas questões que envolvem o lixo gerado na sociedade contemporânea e as soluções de seu tratamento, focando nas cooperativas de catadores como sendo um modelo que gera benefícios ambientais e sociais.

O evento ainda marca o início de um novo processo na Cooperativa Acácia: assim como seu trabalho ganhou nos últimos anos uma grande proporção, a cooperativa também ganhou muitos novos sócios-cooperados; desta forma, assim como foi feito em 2007 e 2008, os cooperados da Acácia iniciarão um novo processo de formação e capacitação, onde receberão cerca de 60 horas de cursos profissionalizantes na área do cooperativismo; boas práticas de governança cooperativa; capacitação em coleta de resíduos sólidos, logística reversa, produtividade e produção; melhoria do trabalho em equipe e valorização do trabalho das catadoras e dos catadores.

Estão programadas três palestras para o evento. No período da manhã, às 10h30, o tema será “O impacto da coleta seletiva no programa Selo Verde Azul”, com a palestrante Simone Cristina de Oliveira, engenheira agrônoma e doutora em engenharia urbana.

As demais ocorrerão no período tarde: às 13h30, Anderson Nassif, catador e membro da articulação estadual do MNCR–SP, abordará o tema ”Cenário Nacional dos Catadores”, e às 16 horas, o tema será “Sustentabilidade e Resíduos Sólidos”, ministrado por David Teixeira Pinto, Graduado em Biologia pela Unesp Botucatu e pós-graduado em MBA em Gestão Ambiental pela Esalq e MBA em Gestão de Projetos pela Uniara.

 

FÓRUM DO LIXO E CIDADANIA

 

O I Fórum do Lixo e Cidadania foi promovido pela Prefeitura em parceria com a Cooperativa Acácia, no ano de 2007, quando foi apresentado o Diagnóstico dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis, realizado pela então Secretaria do Desenvolvimento Econômico, mostrando o potencial que Araraquara tinha para a implantação da coleta seletiva em 100% do município e para a geração de renda e oportunidades para uma parcela significativa da população. Naquele mesmo ano, o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária teve sua oferta expandida para boa parte do município em parceria com o Daae e a Cooperativa Acácia.

Em 2008, a Acácia foi contratada pelo Daae para os serviços de coleta seletiva domiciliar, triagem e beneficiamento, sendo um dos primeiros modelos de contrato do Brasil e até hoje um dos melhores porque reconhece e valoriza o/a catador/a. Em março de 2019, o Daae renovou o contrato de coleta seletiva, triagem e beneficiamento de materiais com a Cooperativa Acácia até 28 de fevereiro de 2020. De acordo com o Daae, a renovação já está em andamento.

O Centro de Eventos de Araraquara (Cear) fica na R. Ivo Antônio Magnani, s/n, Fonte.

 

registrado em: ,