Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / fevereiro / 27 / Parque Vivo comemora um ano de atividades no Botânico

Cultura

Parque Vivo comemora um ano de atividades no Botânico

Tem mágica, batuque e piquenique na comemoração do sábado à tarde; mas programação começa pela manhã e se estende até domingo
Parque Vivo 5 2020.jpeg

 

O projeto Parque Vivo, realizado por voluntários com apoio da Prefeitura de Araraquara e da ComTexto Comunicação, completa um ano de muitas atividades esportivas e culturais no Parque do Botânico. A comemoração do aniversário acontece neste sábado, 29 de fevereiro, e a programação segue até o domingo, 01 de março.

As atividades comemorativas serão realizadas na tarde de sábado, com: show de mágica com Felipe Label (16h) e Batuque com Maracatu Sementes Crioulas (17h), além de um piquenique de confraternização. Antes, pela manhã, o Parque do Botânico recebe Almir Fracarolli, com “Cartas OH”, às 9h30. Já no domingo, a programação apresenta: Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê (9h30), Yoga Cerebral (10h) e Flashback no Parque (15h).

Toda a programação é gratuita e destinada às famílias. O Parque Vivo - criado por meio da iniciativa popular - apresenta atividades semanalmente no Parque do Botânico. Com apoio da Prefeitura de Araraquara e ComTexto Comunicação, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer.

A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara. O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.

 

Parque Vivo – Neste um ano de programação, mais de cem eventos foram realizados, havendo já uma programação fixa de eventos quinzenais (Escuta no Parque, Yoga Cerebral, Karatê no Parque, Tori-tê Técnicas de Defesa Pessoal do Karatê, Cartas OH) e também eventos mensais (Yoga no Parque e Pilates no Parque).

As melhorias na infraestrutura do parque também são metas deste projeto que já implementou tomadas próxima à entrada e ao fim da pista intermediária, assim como lixeiras de coleta seletiva. Também foi criada uma Geloteca, espécie de biblioteca que funciona no parque e iniciado o projeto da reforma dos parquinhos.

O Parque Vivo também vem apoiando: a implantação do Jardim do Mel (em construção), o plantio de 30 árvores com o Bosque Transformação e o projeto de graffiti nos muros do Estádio Municipal.

Para tanto, neste um ano de funcionamento o projeto ganhou notoriedade e apoio, contando como principais parceiros e apoiadores: Prefeitura de Araraquara, DAAE, ComTexto, Multiprint, Coworking Araraquara, além de mais de 50 empresas e profissionais que apoiam os eventos e as melhorias no parque.

Vale destacar que o projeto passou de mais de 3000 seguidores no Facebook e 1000 no Instagram. Ambas as páginas trazem relatos de percepção de melhoria e incentivo da população ao uso do parque Jardim Botânico.

 

Confira a programação do final de semana:

 

  • Sábado (29 de fevereiro)

9h30 às 12h30: Cartas OH, com Almir Fracarolli

A atividade - destinada a adolescentes, pais, adultos e idosos – tem a ideia de promover uma vida mais leve e feliz. Almir Fracarolli atua como facilitador dos Cartões Terapêuticos OH - um trabalho de terapia onde as cartas atuam como instrumentos que auxiliam no processo de autoconhecimento diante das questões pessoais que possam surgir. As cartas também ajudam nas descobertas de soluções que estão armazenadas no inconsciente, capazes de promoverem mudanças na maneira de se enxergar as situações da vida e proporcionar novas imagens que contribuam para a cura, o direcionamento e o desenvolvimento de cada indivíduo.

 

16h às 16h40: Show de mágica, com Felipe Label

Neste show de mágica, crianças e adultos poderão se entreter com muita diversão e humor, com as mágicas interativas e surpreendentes do Mágico Felipe Label. Muitas surpresas irão prender a atenção do público nesta super comemoração do aniversário do Parque Vivo.

 

17h às 17h40: Batuque no Parque, com Maracatu de Baque Virado com Grupo Sementes Crioulas

O Maracatu de Baque Virado é patrimônio cultural e imaterial do Brasil e, por isso mesmo, o Grupo Sementes Crioulas é convidado especial no aniversário do Parque Vivo. Sementes Crioulas é um grupo formado em 2017 por crianças e mães da Zona Norte de Araraquara, região do Valle Verde e, para a festa, apresenta uma série de composições autorais.

 

  • 01 de março

9h30 às 10h30: Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê, com Escola Tigres Hotokan

Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê, com a equipe da Escola Tigres Hotokan, propõe uma aula de técnicas de Defesa Pessoal da Arte do Karatê. A estimativa é que a atividade, com início às 9h30, siga até 10h30.

 

10h às 11h: Yoga Cerebral, com Jeferson Moreira Junior

Sob orientação do professor Jeferson Moreira Junior, o Yoga Cerebral compreende um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de muitas pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo, tendo como principal finalidade desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória eficiente. A prática envolve concentração, atenção e movimentos, sendo os exercícios realizados de maneira lúdica, resultando em uma vivência simples e, ao mesmo tempo, enriquecedora. Importante destacar que o Yoga Cerebral desenvolve o autocontrole emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas.

 

15h às 17h: Flashback no Parque, com DJ Marcelo Costa

Na tarde do domingo, às 15 horas, será realizado o “Flashback no Parque”. O DJ Marcelo Costa – bastante habituado com repertório flashback - comanda o som, proporcionando um evento direcionado a toda família, para curtir músicas que marcaram as décadas de 70, 80, 90, 2000. Sucessos de Abba, Bee Gees, New Order, Pet Shop Boys estão confirmadíssimos e não vão faltar. A descontração está garantida e a organização aponta que o ponto de encontro será na academia ao ar livre. Vale lembrar que, em caso de chuva, a atividade já será cancelada.

 

 

SERVIÇO:

“Parque Vivo” apresenta:

 

  • Sábado (29 de fevereiro)

9h30: Cartas OH, com Almir Fracarolli

16h: Piquenique de Aniversário do Parque Vivo

16h: Show de mágica, com Felipe Label

17h: Batuque no Parque, com Maracatu de Baque Virado

 

  • Domingo (01 de março)

9h30: Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê, com Escola Tigres Hotokan

10h: Yoga Cerebral, com Jefferson Moreira

15h: Flashback no Parque, com DJ Marcelo Costa

 

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° - Jardim Botânico)

Grátis

 

registrado em: ,