Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Janeiro / 30 / Agricultura recebe veículo para o Serviço de Inspeção Municipal

Notícias

Agricultura recebe veículo para o Serviço de Inspeção Municipal

Coordenadoria também entregou nesta quinta-feira (30) o título de registro do SIM à empresa Gouvêa Alimentos
foto02 Prefeito Edinho e autoridades entregando as chaves do veículo do SIM ao veterinário responsável 30jan20.jpg

 

A Coordenadoria de Agricultura, vinculada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, recebeu nesta quinta-feira (30) um veículo zero km para uso do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), responsável por inspecionar e fiscalizar o processo produtivo das indústrias de produtos de origem animal no município e combater o comércio de produtos clandestinos.

Com a aquisição do veículo, a Agricultura ganha mais agilidade e facilidade no deslocamento até as agroindústrias e na realização de ações de educação em saúde pública. O Município também pode aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

No mesmo evento, realizado na sede da coordenadoria, na Vila Xavier, foi entregue o primeiro título de registro junto ao SIM pela Agricultura (até 2018, o serviço era feito pela Secretaria de Saúde). O certificado foi entregue à Gouvêa Alimentos, empresa que trabalha na produção de mel há mais de 30 anos.

A equipe do SIM é formada por um médico veterinário, um fiscal sanitário (técnico agrícola) e um auxiliar administrativo. Com a alteração da lei e a transferência para a Agricultura, a Prefeitura se adequou às exigências da legislação sanitária federal.

 



“Muitas pessoas trabalharam para a gente viver um momento como esse. Nós trouxemos a certificação para a vida real do pequeno produtor, tornamos algo alcançável. Assim, os consumidores sabem que esses produtos têm qualidade, além de ser um incentivo aos pequenos produtores. Isso significa geração de renda e empregos”, destacou o prefeito Edinho.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, ressaltou a importância do evento. “É uma grande conquista para Araraquara e para todos os agricultores familiares. O trabalho realizado pelo SIM garante prevenção de doenças, qualidade para os consumidores e desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Edio Lopes (PT), falou em nome de todos os vereadores. “Eu fico muito feliz de ver o pequeno agricultor recebendo esse selo”, afirmou Edio, que ainda destacou a necessidade de um debate público sobre o uso de agrotóxicos pelas grandes empresas.

Márcia Lia (PT), deputada estadual, parabenizou o trabalho da Coordenadoria de Agricultura e classificou como extremamente importante a solenidade desta quinta-feira.

Para a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, o dia é de gratidão. “Nós acreditamos na agricultura e que é nisso que temos que defender. É uma alegria ver que esses produtos são dos nossos agricultores. Esperamos que outras empresas também tenham esse certificado e vendam seus produtos”, salientou.

Marcelo Gouvêa, em nome da Gouvêa Alimentos, lembrou a trajetória da empresa e agradeceu a todos. José Aparecido de Souza, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, também agradeceu. “Agora temos condições de produzir e vender para toda a região”, destacou.

Ainda estiveram no evento os vereadores Toninho do Mel (PT) e Roger Mendes (Progressistas); coordenadores e gestores municipais; representantes dos agricultores e de entidades; além do público presente.

registrado em: ,