Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 1 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 108 - 1 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 108 - 1 de julho de 2020

boletim 1-07.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 1 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Foi publicado nos Atos Oficiais do Município deste dia 1º de julho, decreto municipal que prorroga, até o dia 15 de julho de 2020, todas as medidas, providências e determinações constantes do Decreto nº 12.236, de 23 de março de 2020, que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara, em decorrência da pandemia de Coronavírus.

O decreto também estipula algumas alterações às determinações constantes no documento anterior, entre elas estão:

- Distribuição de senhas aos consumidores para o ingresso no estabelecimento comercial, para cada uma das pessoas ingressantes, inclusive para as que ingressem em grupos, limitando-se a distribuição de senhas à capacidade máxima de pessoas já determinadas no decreto anterior.

- As automotoescolas e os centros de formação de condutores poderão retomar as suas atividades relativa e exclusivamente aos alunos cujo processo de habilitação tenha sido iniciado anteriormente a 23 de março de 2020, observadas as providências e medidas constantes de protocolo sanitário expedido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP).

- Os postos de combustíveis poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 6 às 19 horas, sendo que o atendimento ao público nas lojas de conveniência neles instaladas deverá seguir o mesmo horário de funcionamento, permitido o atendimento não presencial para além do respectivo horário.

 - A Administração Pública Municipal poderá condicionar o acesso às suas unidades, seja por pessoas que tenham solicitado atendimento, seja por empregados públicos municipais, à aferição de temperatura corporal por termômetro clínico sem contato.

O decreto municipal na íntegra, com outras alterações e ajustes, pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal.

 

AÇÕES DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, vai destinar R$ 34,5 mil para as três instituições de acolhimento de idosos do município – a Vila Vicentina, o Lar Otoniel de Camargo e o Lar São Francisco de Assis.

O recurso será destinado à compra de EPIs e de material de higiene e limpeza para essas instituições. É mais uma ação de combate da Covid-19 direcionada ao público idoso, que faz parte do grupo de risco da doença.

Também na manhã desta quarta-feira, como parte das ações de enfrentamento do Coronavírus adotadas pelo município, equipes de acolhimento às pessoas em situação de rua da Assistência Social e também da Saúde estiveram na praça da Igreja de São José.

Essas equipes abordaram as pessoas que estavam na praça, em situação de rua, prestaram atendimento médico e orientaram sobre medidas de prevenção do contágio da Covid-19, considerando que se trata de um grupo muito exposto.

O objetivo deste trabalho, que vem sendo feito regularmente, é sensibilizá-los para que aceitem o serviço de acolhimento na Casa Transitória oferecido pelo Município.  

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 34 casos confirmados de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 1º  de julho. Portanto, o município possui hoje 988 casos notificados da doença.

Aguardam resultado de exames 276 amostras. Do total de confirmados, 182 permanecem em quarentena e 794 já saíram.

Hoje, 29 pacientes estão internados. Destes, 21 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 18 casos confirmados. E 8 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 7 confirmados. 

Do total de 29 internados, 23 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 12 óbitos decorrentes de Coronavírus. Não há caso suspeito.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. 

(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,