Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 117– 10 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 117– 10 de julho de 2020

boletim 10.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 10 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê aguarda a divulgação da atualização do Plano São Paulo, logo mais, em coletiva do Governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes.  

 

Desde 1º de junho, o Plano vem orientando os passos da flexibilização da economia nos municípios paulistas, através de análises dos índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado, divididas em Diretorias Regionais de Saúde.

 

A DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e qualquer alteração dependerá do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte desta DRS.

 

Na coletiva realizada ontem, o Governo do Estado anunciou que Araraquara é uma das três primeiras cidades paulistas inseridas na sua nova estratégia de monitoramento de infectados pelo novo Coronavírus. O objetivo é promover o isolamento dos positivados e dos seus contatos.

 

Através da criação de uma plataforma tecnológica, está sendo aprimorado o rastreamento de casos positivados e seus contatos. Ela centraliza o sistema de informação e padroniza os protocolos. 

 

Dessa forma, os protocolos passam a ser mais abrangentes e as pessoas que tiveram contato com casos comprovados por pelo menos 15 minutos, nos últimos 14 dias, passarão a ter o isolamento requerido. Até então, o isolamento era sugerido apenas a residentes dos domicílios onde casos foram comprovados.

 

As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Araraquara, que já aplicam um protocolo de monitoramento dos infectados e de seus comunicantes desde os primeiros casos confirmados, vão poder contar com esse apoio adicional.

 

A meta do Governo Estadual é que 100 municípios participem do projeto até o início do próximo mês e que todos os 645 municípios do estado estejam integrados ao novo sistema até o final de agosto.

 

O Comitê avalia que Araraquara foi inserida neste projeto piloto, porque já realiza o monitoramento de positivados e comunicantes.

Recentemente, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou sua equipe médica para tele consulta e os contatos com os pacientes passaram a ser feitos a cada 24 horas, inclusive aos sábados e domingos.

 

Quando é identificado um paciente com piora no caso clínico, há a indicação para que ele procure a UPA da Vila Xavier ou há o deslocamento do médico para realizar a visita domiciliar.

 

O rastreamento e isolamento dos positivados e seus contatos são apontadas pelo Governo do Estado de São Paulo como estratégia fundamental para a eficácia dos programas de gestão da pandemia e retomada de atividades econômicas.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 17 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 10 de julho. Portanto, hoje, são 1.197 casos confirmados da doença na cidade.

 

Aguardam resultado de exames 140 amostras. Do total de confirmados, 160 permanecem em quarentena e 1022 já saíram.

 

Hoje, 46 pacientes estão internados. Destes, 41 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 34 casos confirmados. E 5 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 2 confirmados. Do total de 46 internados, 33 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,