Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 118 - de 11 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 118 - de 11 de julho de 2020

11-07-site.png

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 118 - de 11 de julho de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, vem a público neste sábado, dia 11 de julho, para divulgar ações e novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Governo do Estado de São Paulo anunciou ontem a prorrogação da quarentena até o dia 30 de julho em todos os municípios paulistas e a manutenção de Araraquara na fase laranja, a ou fase 2 da flexibilização das atividades econômicas.

 

Nesta avaliação, o Governo Estadual, decidiu manter os 24 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara na fase laranja.

 

O município está autorizado a manter as atividades econômicas que já foram retomadas, com restrições nos horários do atendimento presencial do comércio e capacidade máxima de atendimento dos clientes, entre outras medidas de prevenção e contenção do novo Coronavírus.

 

A taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara, segundo análise do Comitê, é de 34,7% nos leitos de UTI e 28% nos de enfermaria.

 

A população também deve permanecer atenta às medidas de prevenção, incluindo isolamento social, principalmente dos idosos e demais pessoas consideradas do grupo de risco, e o uso de máscara nos locais públicos, com distanciamento de pelo menos 1,5 metro. Encontros e reuniões de famílias, assim como todo tipo de evento e festas, continuam sendo de grande risco para a disseminação da doença.

 

SÁBADO DE SOLIDARIEDADE

 

O drive thru da Rede de Solidariedade deste sábado tem como objetivo arrecadar ração para cachorros, gatos e pássaros de famílias necessitadas.

 

A ação está ocorrendo das 9 às 13 horas, com a entrega pelo carro, sem sair do veículo. A arrecadação será realizada novamente em frente à Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, entre as ruas 4 e 5, no Centro da cidade.

 

A iniciativa é da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e Rede de Solidariedade, com a participação de voluntários.

 

A equipe pede a empatia e a solidariedade da população nesse momento difícil, por meio da colaboração om os animais dos menos favorecidos.

 

Principalmente por conta da pandemia e agravamento da situação financeira das famílias, esta demanda tem aumentando. A Coordenadoria de Bem Estar Animal e o Conselho de Proteção e Defesa Animal também vêm realizando uma campanha contra o abandono de animais domésticos, já que a Covid-19 sinaliza para o aumento de números de desamparo de cães e gatos. É importante reforçar que cães e gatos não transmitem a Covid-19 para humanos, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Além do sistema drive-thru no sábado - pode ser realizada em diversas lojas de ração que aderiram e apoiam a campanha e também pelo telefone 0800-773-1145 da Rede de Solidariedade, diariamente, das 8h às 18h.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 28 casos de Coronavírus neste sábado, dia 11 de julho. Portanto, hoje, são 1.225 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 170 amostras. Do total de confirmados, 158 permanecem em quarentena e 1052 já saíram.

 

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 43 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 37 casos confirmados. E 7 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 3 confirmados. Do total de 50 internados, 37 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. O Comitê informa que hoje há um óbito suspeito em investigação. O homem, um idoso de 69 anos, foi internado com sintomas suspeitos na noite dessa sexta-feira e foi a óbito nesta madrugada.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

registrado em: , ,