Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 12 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 119 - 12 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 119 - 12 de julho de 2020

12-07-site.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, vem a público neste domingo, dia 12 de julho, para divulgar ações e novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A atualização do Plano São Paulo anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo, na última sexta-feira, revelou a manutenção da DRS de Araraquara na faixa laranja com a prorrogação da quarentena até o dia 30 de julho.

 

Dessa forma, o decreto municipal que reconhece o estado de calamidade pública em Araraquara e todas as suas restrições e medidas de contenção da transmissão do novo Coronavírus continuam vigorando no município.

 

O Plano São Paulo é instrumento de regulação da retomada econômica das 645 cidades do estado, através de análises dos índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos da Covid 19. Nesta última avaliação, o Governo Estadual considerou a situação da DRS de Araraquara estável, mantendo, portanto, os 24 municípios que a compõem na fase laranja.

 

O Comitê reforça que, na avaliação feita pelo Governo do Estado, é levada em conta a situação de todos os municípios que compõem a DRS. São 24 municípios e, na maioria deles, foram registrados aumento no número de casos confirmados da doença e aumento da taxa de ocupação de leitos hospitalares nas duas últimas semanas. Para avançar na classificação de fases feita pelo Estado, é necessário bom desempenho de todos os municípios.

 

O DRS de Araraquara manteve sua boa avaliação da capacidade hospitalar (ocupação de leitos de UTI Covid e quantidade de leitos por 100 mil habitantes), cumprindo os requisitos da faixa verde.

 

A mudança na classificação ocorreu na análise da evolução da doença: houve melhora da faixa laranja para a verde na variação de casos, manutenção na faixa laranja na variação de internações, mas piora da faixa amarela para a faixa laranja na variação de óbitos.

 

As três próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário.

 

Hoje, de acordo com monitoramento realizado pelo Comitê, a taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara é de 34,7% nos leitos de UTI e 28% nos de enfermaria.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 26 casos de Coronavírus neste domingo, dia 12 de julho. Portanto, hoje, são 1.251 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 160 amostras. Do total de confirmados, 173 permanecem em quarentena e 1063 já saíram.

 

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 33 casos confirmados. E 10 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 5 confirmados. Do total de 50 internados, 37 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito suspeito registrado ontem, de um idoso de 69, que estava em investigação, foi descartado pelo exame laboratorial como sendo em decorrência da Covid-19.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,