Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 13 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 120– 13 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 120– 13 de julho de 2020

boletim 13.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 13 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O município de Araraquara inicia mais uma semana na faixa laranja do Plano São Paulo do Governo Estadual. Conforme anunciado na última sexta-feira, os municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara podem manter as atividades econômicas em funcionamento, mas com restrições de horários do atendimento presencial do comércio e capacidade máxima de atendimento dos clientes.

Continuam vigorando, portanto, todas as regras e medidas de enfrentamento do novo Coronavírus na cidade e o decreto municipal que estenderá a quarentena até o dia 30 de julho será publicado nos Atos Oficiais do Município, nos próximos dias.

O Comitê volta a reforçar a importância do isolamento social para grupo de risco, incluindo os idosos, além do uso obrigatório de máscaras em locais públicos.

 

TESTAGEM DOS IDOSOS

A Secretaria Municipal da Saúde continua, nesta semana, a realização de testes rápidos para Coronavírus  em idosos de Araraquara, em sete unidades de Saúde do Município.

Os testes, que estão sendo aplicados em parceria com a Uniara, serão realizados até esta sexta-feira, dia 17 de julho, com coleta de sangue venosa, das 7h30 às 8h30, nas Unidades de Saúde da Família (USF) I, II e III do Jardim Santa Lúcia; na Unidade de Saúde da Família (USF) do Santana; no Centro Municipal de Saúde (CMS) do Jardim Paulistano, no Centro Municipal de Saúde (CMS) da Vila Xavier e no Centro Municipal de Saúde (CMS) do Santa Angelina.

Serão, ao todo, 2 mil testes. O principal objetivo é traçar um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da doença entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara possui hoje, segunda-feira, 13 de julho, 1.251 casos confirmados do novo Coronavírus. Aguardam resultado de exames 184 amostras. Do total de confirmados, 148 permanecem em quarentena e 1088 já saíram.

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 26 casos confirmados. E 9 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 4 confirmados. Do total de 47 internados, 32 são moradores de Araraquara e 15 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,