Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 16 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 123– 16 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 123– 16 de julho de 2020

boletim 16.jpg

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 16 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Foi publicado hoje, nos Atos Oficiais do Município, o decreto municipal que estende a quarentena até dia 5 de agosto, prorrogando também todas as medidas, providências e determinações constantes no decreto municipal, nº 12.236, de 23 de março de 2020.

 

O documento também traz alterações e ajustes feitos no decreto municipal anterior, entre eles a autorização de atendimento presencial no âmbito dos estabelecimentos de educação não regulados pelo Poder Público.

 

Isso abrange as escolas de idiomas, de esportes, de dança, de informática e outras, que só poderão retomar o atendimento presencial com a adoção cumulativa de providências previstas no decreto municipal. São elas:

 

- Adequação aos protocolos sanitários do Plano São Paulo, no que for pertinente à atividade desenvolvida pelo estabelecimento, especialmente no que tange à Seção Diretrizes Transversais e aos itens 2 (banheiros e vestiários), 15 (salas e treinamento) e 16 (áreas comuns de convivência – salas de professores, de café etc.) da Seção Diretrizes por Ambiente

 

- Apresentação, pelo estabelecimento, de protocolo sanitário de higienização e distanciamento de alunos para as atividades a serem desenvolvidas, o qual deverá ser aprovado por este Comitê de Contingenciamento do Coronavírus.

 

O decreto também altera horário de funcionamento dos postos de combustíveis, que poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 6  às 21 horas, sendo que o atendimento ao público nas lojas de conveniência neles instaladas seguirá o do horário dos respectivos postos.

 

Outra alteração neste decreto municipal trata do atendimento simultâneo de consumidores em hipermercados e supermercados em razão da área total prevista no respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

 

Reforçamos que todas as alterações e ajustes no decreto municipal vêm sendo definidos mediante diálogo com os diferentes segmentos da economia local e com o Ministério Público. O Comitê agora está finalizando o texto da Resolução, que também será publicada nos Atos Oficiais, regulamentando e especificando os procedimentos decorrentes do decreto municipal.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou hoje mais 41 casos de Coronavírus. Portanto, hoje, 16 de julho, são 1.355 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 222 amostras. Do total de confirmados, 158 permanecem em quarentena e 1.182 já saíram.

 

Hoje, 42 pacientes estão internados. Destes, 27 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 16 casos confirmados. E 15 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 10 confirmados.  Do total de 42 internados, 29 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.  Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,