Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 19 / Boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 126 - 19 de julho de 2020

Saúde

Boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 126 - 19 de julho de 2020

19-07-site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, vem a público neste domingo, 19 de julho, para divulgar ações e novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê reforça a importância de a população permanecer em casa no fim de semana, respeitando o isolamento social, principalmente os idosos e demais pessoas do grupo de risco. Os eventos e encontros familiares representam risco alto de contágio do novo coronavírus, de acordo com as equipes de bloqueio da Secretaria Municipal da Saúde.

 

São essas equipes de bloqueio que fazem o primeiro contato com as pessoas positivadas para Covid-19 e com seus comunicantes, que são as pessoas que moram na mesma residência. Através de um telefonema inicial, a equipe passa orientações a respeito da doença e tratamento, ressaltando, principalmente, a importância do cumprimento da quarentena para a segurança do paciente e das pessoas que o cercam. Em seguida, a família recebe uma visita para firmar um termo de ciência de isolamento.

 

Após essa primeira visita da equipe de bloqueio, o paciente passa a receber telefonemas da equipe médica, a cada 48 horas, inclusive aos sábados e domingos, para acompanhamento do seu quadro clínico. No caso das pessoas acima de 45 anos, é indicada a internação preventiva para maior controle da evolução da doença.

 

Durante o monitoramento, os pacientes de maior risco que não foram internados recebem visita de equipe médica para avaliação de sinais de complicação e intervenção precoce.

 

Destacamos que a orientação é que, em caso de suspeita da doença e nos primeiros sintomas de síndrome gripal, a pessoa procure atendimento médico no polo de triagem e diagnóstico de Covid-19 da UPA da Vila Xavier.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou hoje mais 21 casos de Coronavírus. Portanto, hoje, 19 de julho, são 1.450 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 330 amostras. Do total de confirmados, 185 permanecem em quarentena e 1.250 já saíram.

 

Hoje, 44 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 20 casos confirmados. E 14 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 10 confirmados.  Do total de 44 internados, 34 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. Araraquara registrou ontem, dia 18 de julho, um óbito suspeito, um idoso de 97 anos, que estava internado. O caso está sendo investigado e aguarda resultados de exames.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,