Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 2 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 109 - 2 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 109 - 2 de julho de 2020

boletim 2-07.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 2 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê continua acompanhando as novas determinações do Governo do Estado de São Paulo e aguarda as orientações da Vigilância Sanitária Estadual sobre a Resolução de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre as ações para fiscalização do uso correto de máscaras nos estabelecimentos comerciais, prestação de serviços, bem como pela população em geral.

O Comitê reforça que o cumprimento desta Resolução do Governo do Estado, que impõe multas para transeuntes que não estiverem utilizando máscaras e também ao responsável pelo estabelecimento comercial que permitir acesso de consumidores sem máscaras, será de responsabilidade dos fiscais da Vigilância Sanitária do Estado.   

Além disso, ainda conforme parágrafo único dessa Resolução, o início da aplicação das penalidades multas deverá ser precedido de ampla campanha educativa, realizadas pelo Governo do Estado nos meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio e televisão, para esclarecimentos dos deveres, proibições e sanções impostos por esta resolução.

Araraquara vem trabalhando com ações educativas junto à população, com base em decreto municipal que definiu o uso geral e obrigatório de máscaras de proteção facial nos espaços públicos e no interior dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Ressaltamos que os órgãos responsáveis pela fiscalização do decreto municipal atuam junto à população distribuindo máscaras caseiras às pessoas que ainda circulam em espaço públicos sem usar o item de proteção obrigatório.

Este trabalho de fiscalização e orientação está mantido, independentemente das próximas orientações e medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

O Centro Especializado em Reabilitação "Eduardo Lauand" está retomando os atendimentos presenciais, de forma controlada. Os pacientes da unidade são de grupo de risco e, por isso, há necessidade de cuidados especiais para diminuir a exposição quanto às aglomerações, principalmente na sala de espera.

A unidade está à disposição para esclarecimentos dos usuários através dos telefones: (16) 3322 8592, (16) 3333 3979 e através do  (16) 996350544 (video chamada).

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 35 casos confirmados de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 2 de julho. Portanto, o município possui hoje 1.023 casos notificados da doença.

Aguardam resultado de exames 156 amostras. Do total de confirmados, 201 permanecem em quarentena e 809 já saíram.

Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 27 casos confirmados. E 6 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 5 confirmados. 

Do total de 36 internados, 29 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 13 óbitos decorrentes de Coronavírus. O caso confirmado mais recente é um idoso de 67 anos, com comorbidades, que estava internado.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. 

(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

registrado em: , ,