Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 20 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 127– 20 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 127– 20 de julho de 2020

boletim 20.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 20 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal da Saúde está concluindo o processo de testagem rápida para Coronavírus em idosos de Araraquara, realizada entre os dias 6 e 17 de julho, em parceria com a Uniara.

 

Foram aplicados 1.990 testes rápidos em idosos, em 10 dias de coleta de sangue venosa, em sete unidades de saúde do município.

 

Destes, 1929 deram resultado negativo (não reagentes) e 18 testes foram positivados para Coronavírus. Os idosos que tiveram resultado positivados foram imediatamente encaminhados para os serviços de Saúde. Todos que passaram pela testagem estavam assintomáticos.

 

Tiveram resultados inconclusivos ou inválidos, 43 amostras. Nestes casos, os idosos estão sendo chamados para nova coleta e a meta é terminar este processo até amanhã, dia 21 de julho.

 

É a primeira fase de testagem rápida de idosos do município para Coronavírus e uma nova programação será divulgada em breve.

 

Com a conclusão deste inquérito sorológico, a Secretaria Municipal da Saúde terá um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, 20 de julho, 1.450 casos confirmados de Covid-19 na cidade. Aguardam resultado de exames 270 amostras. Do total de confirmados, 180 permanecem em quarentena e 1.255 já saíram.

 

Hoje, 49 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 22 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 6 suspeitos e 10 confirmados. 

Do total de 49 internados, 33 são moradores de Araraquara e 16 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito suspeito, registrado no dia 18 de julho, foi descartado por exame laboratorial.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,