Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 6 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 113 - 6 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 113 - 6 de julho de 2020

boletim 6-07.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 6 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura deu início ao procedimento de sanitização no entorno das unidades de Pronto-Atendimento e também no Hospital da Solidariedade. O serviço vai ao encontro da demanda dos moradores e está sendo feito em parceria com o Daae e apoio de empresas e instituições da cidade.

 

Até o dia 28 de agosto, sempre as sextas e terças-feiras, haverá a aplicação de hipoclorito de sódio no entorno das unidades da UPA Central, UPA Valle Verde, UPA da Vila e no Hospital da Solidariedade (Hospital de Campanha).

 

Vale lembrar que a sanitização no interior dessas unidades, bem como no Terminal Central de Integração, já ocorre sistematicamente desde maio.  

 

A operação envolve equipes da Vigilância em Saúde e do Daae, além de agentes do Trânsito da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

 

TESTES RÁPIDOS EM IDOSOS

 

Também teve início, nesta segunda-feira, a realização de testes rápidos para Coronavírus  em idosos de Araraquara, em parceria com a Uniara.

 

Com a realização deste inquérito sorológico, o objetivo é conseguir um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença.

 

O teste está sendo feito com coleta de sangue venosa, de 6 a 10 de julho e de 13 a 17 de julho, somente das 7h30 às 8h30.

 

Serão 2 mil testes rápidos distribuídos da seguinte forma:

 

- Unidades de Saúde da Família (USF) I, II e III do Jardim Santa Lúcia – 200 testes cada, com 20 coletas diárias em cada uma das unidades.

 

- Unidade de Saúde da Família (USF) do Santana – 200 testes, com 20 coletas diárias.

 

- Centro Municipal de Saúde (CMS) do Jardim Paulistano – 400 testes com 40 coletas diárias.

 

- Centro Municipal de Saúde (CMS) do Santa Angelina – 400 testes com 40 coletas diárias.

 

- Centro Municipal de Saúde (CMS) da Vila Xavier– 400 testes com 40 coletas diárias.

 

O atendimento está sendo organizado durante a semana para que não haja aglomeração. O idoso que fará o teste rápido vai preencher uma ficha no local e é importante que ele esteja assintomático, ou seja, sem nenhum sintoma gripal.

 

REFORÇO DO MONITORAMENTO DOS POSITIVADOS

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que o trabalho de monitoramento dos casos positivados no município foi intensificado, com reforço da equipe médica para teleconsulta.

 

Os contatos com os pacientes passaram a ser feitos a cada 24 horas, inclusive aos sábados e domingos. Caso a equipe identifique algum paciente com piora no caso clínico, há a indicação para que ele procure a UPA da Vila Xavier ou há o deslocamento da equipe médica para realização de visita domiciliar.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, segunda-feira, dia 6 de julho, 1093 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultado de exames 96 amostras. Do total de confirmados, 159 permanecem em quarentena e 920 já saíram.

 

Hoje, 44 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 25 casos confirmados. E 6 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 3 confirmados. Do total de 44 internados, 34 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

 

Foram notificados, até o momento, 14 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,