Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 8 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 115– 8 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 115– 8 de julho de 2020

boletim 8-07.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 8 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê aguarda a nova atualização do Plano São Paulo, que será anunciada nesta sexta-feira pelo governador João Dória, orientando a flexibilização da economia nos municípios paulistas. O Plano São Paulo dividiu o Estado em 17 Departamentos Regionais de Saúde, que estão categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

A partir dele, cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

A requalificação de fase é feita semanalmente, após a análise destes três quesitos, de maneira regional. A DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e o avanço para a fase amarela, que aumentaria a flexibilização econômica, depende do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte da mesma DRS.

Por isso, são feitas reuniões semanais entre os prefeitos da DRS, através de videoconferência, para que a região possa se articular, visando a mudança de todos para a fase amarela.

O Comitê reforça também que a participação de toda a população nesse processo é fundamental, já que o isolamento das pessoas do grupo de risco e o cumprimento das medidas restritivas e de proteção, como o uso de máscaras e o distanciamento social, são armas importantes de contenção da transmissão da Covid-19.

DRIVE-THRU PELA CAUSA ANIMAL

Sábado é dia de solidariedade em prol dos animais em Araraquara. A Rede de Solidariedade volta-se novamente, neste dia 11 de julho, à causa animal com uma ação que irá arrecadar ração para cachorros, gatos e pássaros, das 9 às 13 horas.

No sistema drive-thru - com a entrega pelo carro, sem sair do veículo - a arrecadação será realizada mais uma vez em frente à Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, entre as ruas 4 e 5, no Centro da cidade.

Realizada pela Coordenadoria de Bem Estar Animal, Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e Rede de Solidariedade, a arrecadação conta com a participação de voluntários. A equipe pede a empatia e a solidariedade da população nesse momento difícil, por meio da colaboração com os animais dos menos favorecidos.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 31 casos de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 8 de julho. Portanto, hoje, são 1.140 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 128 amostras. Do total de confirmados, 153 permanecem em quarentena e 972 já saíram.

Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 32 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 26 casos confirmados. E 4 pacientes estão internados em UTI – 2 suspeitos e 2 confirmados. Do total de 36 internados, 29 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. Sobre o caso mais recente de óbito, trata-se de um homem de 70 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 6 de junho.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,