Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 9 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 116– 9 de julho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 116– 9 de julho de 2020

boletim 9.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 9 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça que a nova atualização do Plano São Paulo, que será anunciada amanhã, vai continuar orientando os próximos passos da flexibilização da economia, conforme vem sendo feito. Desde 1º de junho, os índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado definem os passos da flexibilização nos municípios paulistas.

A DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e qualquer alteração dependerá do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte da mesma DRS.

Ressaltamos, mais uma vez, que o Comitê mantém o acompanhamento diário do avanço dos casos de Coronavírus e da taxa de internação na cidade. A avaliação e monitoramento desses números locais, junto com as orientações do Plano São Paulo, vêm determinando as medidas restritivas impostas pelo município para o enfrentamento da Covid-19.  

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Continuam sendo realizados testes rápidos para Coronavírus  em idosos de Araraquara, em parceria com a Uniara. O objetivo desde inquérito sorológico, que começou na segunda-feira, é traçar um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença.

 

O teste está sendo feito com coleta de sangue venosa, de 6 a 10 de julho e de 13 a 17 de julho, somente das 7h30 às 8h30.

 

Serão 2 mil testes rápidos distribuídos entre as Unidades de Saúde da Família (USF) I, II e III do Jardim Santa Lúcia; Unidade de Saúde da Família (USF) do Santana, Centro Municipal de Saúde (CMS) do Santa Angelina, Centro Municipal de Saúde do Jardim Paulistano e Centro Municipal de Saúde (CMS) da Vila Xavier.

 

Os profissionais da Saúde organizaram o atendimento no decorrer de 10 dias para que não haja aglomeração.

 

Não é preciso estar de jejum para ser submetido ao teste gratuito e se o resultado for positivo, a pessoa será orientada para tratamento que determina, entre outros procedimentos, o isolamento por no mínimo 7 dias. Também é importante lembrar: se o idoso (ou pessoa de qualquer idade) estiver com algum sintoma gripal, a recomendação é que vá direto para a UPA da Vila Xavier.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta também a importância da vacina contra a Influenza ou gripe, que está sendo aplicada nas 34 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Até o dia 24 de julho, qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode receber a vacina. Foram disponibilizadas dez mil doses para o município.

 

Além de não ter contraindicação, a vacina é importante porque, a exemplo do Coronavírus, o Influenza também está circulando em Araraquara, principalmente agora, durante o inverno.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 40 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 9 de julho. Portanto, hoje, são 1.180 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 140 amostras. Do total de confirmados, 164 permanecem em quarentena e 1001 já saíram.

Hoje, 42 pacientes estão internados. Destes, 34 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 27 casos confirmados. E 8 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 3 confirmados. Do total de 42 internados, 33 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

registrado em: , ,