Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 88 – 11 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 88 – 11 de junho de 2020

11-06-site.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público nesta quinta-feira, dia 11 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

A pandemia do novo Coronavírus suspendeu a realização de várias atividades no decorrer dos últimos meses e uma delas é a tradicional celebração católica de Corpus Christi, com os tapetes coloridos ornamentando as ruas para passagem da procissão do Santíssimo Sacramento.

 

Por conta das medidas de isolamento social, a Igreja Católica adaptou a programação e terá missas sem a presença do público, mas com transmissão online, pelas redes sociais. Algumas igrejas realizarão ainda carreatas após as missas da manhã, mas sempre respeitando o distanciamento imposto pela Covid-19. As paróquias estão informando a programação nas suas redes sociais.

 

As pessoas devem ficar atentas às medidas de prevenção de contágio da doença e evitar aglomerações.  A orientação é aproveitar o feriado em casa, sem reuniões e encontros familiares. Se tiver que sair, use máscara. Conscientização e isolamento social são armas de combate do Coronavírus, que tem avançado no nosso município. 

 

SEGUNDA FASE DO PLANO SÃO PAULO

 

Apesar de Araraquara estar organizada para o enfrentamento da Covid-19, com duas grandes estruturas - o Hospital da Solidariedade (Hospital de Campanha) e o Polo de Atendimento Estratégico na UPA da Vila Xavier - , além da taxa de ocupação dos leitos regionais, que é baixa, com 35% de UTI e 20% de enfermaria,  o Governo de São Paulo anunciou ontem o recuo na flexibilização nas regionais de saúde do interior do Estado.

 

Desta forma, Araraquara passou da fase 3 (amarela) para fase 2 (laranja), o que significa a manutenção de atividades econômicas, mas com restrições de horários. Além disso, o Governo do Estado de São Paulo prorrogou o período de quarentena até 28 de junho nos municípios paulistas.

 

Desde ontem o prefeito Edinho vem debatendo junto ao Comitê de Contingência do Coronavírus e à Secretaria de Justiça e Cidadania as adequações do decreto do governador João Doria à realidade da cidade de Araraquara.

 

Na agenda do prefeito neste feriado estão também reuniões com entidades representativas dos empresários e trabalhadores para o mesmo debate e encaminhamentos. Só depois de concluída esta fase de diálogo, a Prefeitura Municipal vai publicar as alterações necessárias no decreto municipal. Isso deverá ocorrer nos próximos dias.

 

FERROVIÁRIA

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus também recebeu no dia de ontem, sexta-feira, dia 10 de junho, Bruno Pessotti, Diretor Administrativo da Ferroviária e Daniel Barcellos Felício, coordenador do Departamento Médico do Clube para analisar uma proposta de protocolo de ações para retomada dos treinos dos e das atletas de alto rendimento, do time profissional, às atividades de treinamento, que segue parâmetros estabelecidos pelas autoridades de saúde e orientações sinalizadas pelas Confederações.

 

O Comitê avaliou que a proposta condiz com as necessidades de segurança sanitária dos atletas, já que garante organização de equipes por número estabelecido de pessoas, treino ao ar livre, testagem em todos os integrantes da equipe, bem como monitoramento periódico das condições de saúde e ações de limpeza e higienização dos espaços, dentre outras.

 

Desta forma está autorizada a retomada das atividades de treinamentos das equipes profissionais, masculino e feminino, da Ferroviária S/A.

 

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE RAÇÃO

 

A Rede de Solidariedade volta-se mais uma vez à causa animal, com uma segunda ação que pretende arrecadar ração para os animais (cachorros, gatos e pássaros). A ação será realizada hoje, das 9 às 13 horas.

 

No sistema drive-thru - com a entrega pelo carro, sem sair do veículo - a arrecadação ocorre em frente à Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, entre as ruas 4 e 5, no Centro da cidade.

 

A arrecadação - uma realização da Coordenadoria de Bem Estar Animal, Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e Rede de Solidariedade - conta com a participação dos voluntários do Conselho de Proteção e Defesa Animal.

 

A equipe envolvida na ação pede a empatia da população nesse momento, por meio da colaboração da sociedade com os animais dos menos favorecidos.

 

Há uma preocupação com o aumento do número de animais abandonados e é necessário criar a conscientização das pessoas para terem responsabilidade com os animais que adotam ou que têm em casa. Por isso a Coordenadoria de Bem Estar Animal e o Conselho de Proteção e Defesa Animal também realizam uma campanha contra o abandono de animais domésticos, já que a Covid-19 sinaliza para o aumento de números de desamparo de cães e gatos.

 

De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), cães e gatos não transmitem a Covid-19 para humanos

 

Destacamos que a arrecadação de ração - além do sistema drive-thru de hoje - pode ser realizada em diversas lojas de ração que aderiram e apoiam a campanha e também pelo telefone 0800-773-1145 da Rede de Solidariedade, diariamente, das 8h às 18h.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 11 de junho, mais 33 casos de Coronavírus. Portanto, agora são 485 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 148 amostras. Do total, 156 permanecem em quarentena e 323 já saíram.

 

Hoje, 25 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 16 casos confirmados. E 6 pacientes estão internados em UTI, sendo 2 suspeitos e 4 confirmados.

 

Do total de 25 internados, 24 são moradores de Araraquara e 1 é de outro município e foi transferido para hospital da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 6 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara possui, até o momento, 119 bairros com casos notificados.  Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.

 

Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura: https://arcg.is/neO5H

 

Mais informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,