Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 12 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 89 – 12 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 89 – 12 de junho de 2020

12-06-site.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público nesta sexta-feira, dia 12 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

Desde a quarta-feira, quando o Governo do Estado aumentou as restrições de quarentena em todas as regiões do interior de São Paulo, incluindo a região de Araraquara, o prefeito Edinho vem se reunindo com o Comitê de Contingência do Coronavírus e com representantes de setores econômicos para dialogar sobre os detalhes das novas regras, adequadas à realidade local, que devem ser aplicadas na próxima semana.

 

Foram anunciadas, pelo governador João Doria, a prorrogação da quarentena no Estado até o dia 28 e a atualização do Plano São Paulo e das classificações das regiões, de acordo com os indicadores da Covid-19 nos últimos sete dias.

 

A região de Araraquara passou da fase 3 (amarela) para a fase 2 (laranja), o que deve reduzir o horário de atendimento presencial do comércio e a capacidade máxima de atendimento dos clientes, entre outras medidas.

 

Na região de Araraquara, como aponta o próprio Plano São Paulo, a capacidade hospitalar (ocupação de leitos de UTI e quantidade de leitos por 100 mil habitantes) foi bem avaliada e cumpre os requisitos da fase 4 (verde), assim como a evolução de novos casos (fase 3, amarela).

 

Porém, pesou na nota final a quantidade geral de internações e o número de óbitos dos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores. Ambas as categorias ficaram na fase 2 (laranja), categoria para onde a região foi transferida.

 

De acordo com estudos realizados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, a estrutura organizada pela Prefeitura (com o Hospital da Solidariedade e o polo de triagem da Vila Xavier) garante que a taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara esteja baixa: 35% nos leitos de UTI e 20% nos de enfermaria.

 

No caso somente de Araraquara, os dados são ainda melhores: 18% de ocupação em UTI e 25% em enfermaria. O máximo da ocupação de leitos estabelecido pelo Governo do Estado na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo é de 70% em UTI.

 

O Comitê alerta que a mudança de fase exige mais atenção e mais restrição.

 

As adequações ao decreto municipal, mediante a atualização do Plano São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, serão anunciadas nas próximas horas pela Prefeitura.

 

À população, cabe continuar com as ações preventivas de contenção do Coronavírus. A recomendação continua sendo o isolamento social, principalmente no caso dos idosos e demais pessoas do grupo de risco. E para quem precisar sair, o uso de máscara é obrigatório, além da higienização frequente das mãos.

 

O vírus continua circulando e todos precisam colaborar para que essa batalha seja vencida.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 12 de junho, mais 27 casos de Coronavírus. Portanto, agora são 512 casos registrados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 91 amostras. Do total, 164 permanecem em quarentena e 342 já saíram.

 

Hoje, 32 pacientes estão internados. Destes, 24 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 20 casos confirmados. E 8 pacientes estão internados em UTI, sendo 3 suspeitos e 5 confirmados. Do total de 32 internados, 30 são moradores de Araraquara e 2 é de outro município e foi transferido para hospital da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 6 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus. Não há óbitos suspeitos em investigação.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara possui, até o momento, 118 bairros com casos notificados.  Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.

 
Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura.

(https://arcg.is/neO5H)

 

Mais informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,