Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 14 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 91 – 14 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 91 – 14 de junho de 2020

14-06-site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público neste domingo, dia 14 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

Em nome da Rede de Solidariedade do Município e das entidades assistenciais, o Comitê agradece a participação da população e dos voluntários no “Dia D Doação”, realizado ontem, com postos de arrecadação espalhados por toda a cidade.

 

Nos próximos dias será divulgado o balanço desta grande ação solidária, cujo objetivo principal foi arrecadar itens de alimentação, de higiene e limpeza pessoal e também agasalhos que vão amenizar a crise vivenciada por muitas famílias do nosso município, decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

 

Para além dessas ações pontuais, a Rede de Solidariedade mantém o 0800-773-1145, que recebe ligações para doações ou para atender quem precisa de ajuda, das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana.

 

E também neste fim de semana estão sendo realizadas várias reuniões entre o prefeito Edinho, setores econômicos e Ministério Público que estão dialogando para juntos definirem as alterações no decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município e regulamenta a quarentena em Araraquara. As regras atuais valem até amanhã, dia 15.

 

No documento, serão estabelecidas as novas regras de funcionamento do comércio, de acordo com o Plano São Paulo elaborado pelo Governo do Estado.

As mudanças serão necessárias após a região de Araraquara ser transferida pelo Governo do Estado da fase 3 (amarela) para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, o que impõe mais restrições de horários e de capacidade de atendimento presencial do comércio (não afetando o delivery e o drive-thru).

 

Na sexta-feira, dia 12, o prefeito Edinho se reuniu com secretários municipais e representantes dos setores empresariais e comerciais para ouvir sugestões relacionadas ao assunto.

 

No dia anterior, feriado de Corpus Christi, Edinho e secretários já haviam se reunido para abordar o assunto com os promotores Herivelto de Almeida e Noemi Corrêa, representando o Ministério Público do Estado de São Paulo.

 

Araraquara se organizou para enfrentar a Covid-19. De acordo com os estudos realizados diariamente pelo Comitê de Contingência, ocupação de leitos de UTI em Araraquara está baixa, por volta de 15%. Além disso, o município possui estrutura de enfrentamento à doença, com o hospital de campanha e o polo de triagem da UPA da Vila Xavier, além das parcerias com a Unesp e Uniara que garantem ampla testagem de pacientes, desde os sintomas mais leves.

 

Contudo, a Prefeitura compreende a decisão do Governo do Estado, que demonstra preocupação com o avanço da Covid-19 no interior, e defende o diálogo para o enfrentamento dessa grave crise sanitária e econômica.

 

As sugestões apresentadas nessas conversas que vem sendo realizadas nos últimos dias serão adicionadas ao novo decreto municipal, que deve ser publicado na terça-feira (16).

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou neste domingo, dia 14 de junho, mais 19 resultados positivos para Coronavírus. Portanto, agora são 561 casos registrados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 78 amostras. Do total, 173 permanecem em quarentena e 382 já saíram.

 

Hoje, 33 pacientes estão internados. Destes, 27 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 19 casos confirmados. E 6 pacientes confirmados estão internados em UTI. Do total de 33 internados, 30 são moradores de Araraquara e 3 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 6 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus. Araraquara registra neste domingo o óbito suspeito de um homem de 78, com comorbidades. O caso está sendo investigado e aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara possui, até o momento, 118 bairros com casos notificados.  Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.

 
Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura.

(https://arcg.is/neO5H)

 

Mais informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,