Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 19 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 96 – 19 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 96 – 19 de junho de 2020

boletim 19-06.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 19 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Foi disponibilizada nesta semana uma nova plataforma de serviço para atendimento online em Araraquara, na área da Saúde.

 

Através de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa de consultoria EloGroup e o Instituto Votorantim, o município oferece um serviço virtual extensivo para pacientes com sintomas de Coronavírus.

 

Trata-se da plataforma virtual denominada Bela, uma ferramenta que chega como complemento ao que já é oferecido à população. A complementação também é extensiva para acolhimento em casos de saúde mental.

 

O serviço pode ser acessado via WatsApp (11) 95474-2762. O morador de Araraquara só precisa adicionar esse número em sua lista de contatos e mandar uma mensagem, como um “oi”, ao invés de telefonar, que respostas automáticas irão guiar e orientar o paciente.

 

No caso da Covid-19, o atendimento terá três fases: virtual (automatizada), de teleatendentes, com profissionais da rede de saúde, e de teleconsultas, com médicos. O paciente pode tirar dúvidas sobre a doença, sobre a prevenção e relatar os próprios sintomas à Bela, que dará orientações e fará o acompanhamento do caso.

 

Se necessário, profissionais de saúde poderão prescrever medicamentos ou recomendar que a pessoa procure uma unidade de saúde. A plataforma virtual também pode ser acessada no site da Prefeitura.

 

Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde já presta atendimento online das 8h às 20h, através do 0800-7717723, também para sanar dúvidas ou encaminhar para atendimento quem estiver com sintomas da Covid-19.

 

Já o atendimento relacionado à saúde mental também é feito virtualmente por teleatendentes da rede municipal.

 

Os psicólogos da rede já lidam com esse trabalho no dia a dia da Secretaria de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 18h, através do telefone 3305-5609.

 

REDE DE SOLIDARIEDADE

 

Continua hoje, no Parque Infantil, a campanha por drive-thru de arrecadação de alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene pessoal e de limpeza, realizada pela Universidade Unicesumar, com sede em Maringá-PR e um polo EAD em Araraquara.

 

Uma unidade móvel da Universidade está estacionada na Avenida São Geraldo, das 9h às 17h30, para receber as doações dentro dos padrões de higienização exigidos. Em troca, o doador recebe um livro como brinde.

 

Vale ressaltar que os produtos arrecadados serão destinados à Rede de Solidariedade, que fará a distribuição.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 16 casos confirmados de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 19 de junho. Portanto, o município possui hoje 686 casos notificados da doença.

 

Aguardam resultado de exames 120 amostras. Do total, 178 permanecem em quarentena e 500 já saíram.

 

Hoje, 30 pacientes estão internados. Destes, 17 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 12 casos confirmados. E 13 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 10 confirmados.  Do total de 30 internados, 27 são moradores de Araraquara e 3 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 8 óbitos decorrentes de Coronavírus. Não há caso suspeito aguardando resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. Todos os dados e estatísticas sobre os bairros com casos confirmados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

registrado em: , ,