Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 19 / Prefeitura e Daae finalizam remodelação do Parque do Basalto

Obras

Prefeitura e Daae finalizam remodelação do Parque do Basalto

foto05 Parque do Basalto foi uma antiga pedreira na zona leste de Araraquara 19jun20 Tetê Viviani.jpg

 

 

O acesso à cachoeira no Parque do Basalto foi finalizado nessa sexta-feira (19) com as instalações de novos degraus e corrimões, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros.

 

Outro serviço que está em fase de conclusão é a passarela sobre o córrego Pinheiro, entre a recepção e o playground. No local, foi edificado um suporte metálico e apoio dos corrimões, que está sendo revestido com pisos de madeira.

 

Também durante a obra, iniciada em janeiro deste ano, houve a remodelação do salão de acolhimento com novos revestimentos de pisos e azulejos nos sanitários, reforma na cozinha, revisão elétrica e hidráulica e construção de rampa de acessibilidade.

 

Ainda no entorno dos paredões de basalto, foram instalados novos guarda corpos de madeira, passarelas de concreto desde a recepção até o montante da cachoeira, seis novos quiosques com base de alvenaria e cobertura de sapê.

 

O investimento de R$ 567.912,79 é oriundo do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental. As melhorias, que estão em fase final, foram deliberadas na Conferência Municipal do Meio Ambiente.

 

Recentemente, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Edinho e o superintendente do Daae, Donizete Simioni, e representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente assinaram decreto que transforma o local em Unidade de Conservação Integral Parque Natural Municipal do Basalto.

 

Origem

 

O Parque Ecológico do Basalto tem mais de 64 mil m² e recebe esse nome porque abrigava uma antiga pedreira de extração de basalto que funcionou de 1938 a 1969, ficando abandonado até 1998, quando a Uniara (Universidade de Araraquara) obteve a concessão do espaço por 20 anos. Desde 2018, a gestão do local é de responsabilidade do Daae.

 

O Basalto possui grande biodiversidade, com 351 espécies de árvores catalogadas e 110 espécies de aves, proporcionando à população espaços livres e áreas verdes para recreação e lazer, contato com a natureza e prática de atividades físicas.

registrado em: ,