Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 20 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 97– 20 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 97– 20 de junho de 2020

20-06-site.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público neste sábado, dia 20 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

O Comitê chama atenção da população para a importância da busca de atendimento médico imediatamente ao aparecimento dos primeiros sintomas gripais no caso de ocorrência da Covid-19. A princípio, o entendimento da comunidade médica de maneira geral era o de que a pessoa buscasse atendimento apenas após haver uma reunião dos sintomas indicativos para Covid-19, onde o principal deles é a falta de ar.

 

No entanto, estamos diante de uma doença nova, que desafia a ciência e nos mantém em alerta constante às suas variações. Dentro disso, o novo protocolo adotado é o de que as pessoas procurem o posto de saúde ou a UPA da Vila Xavier logo que o primeiro sintoma gripal surgiu.

 

Especialmente nesta época do ano, em que é as síndromes gripais e respiratórias são bastante comuns, é importante buscar atendimento médico. O atendimento precoce fará total diferença, tanto na condução dos cuidados, como na interceptação da rede de contaminação e freio do desenvolvimento ruim da doença, que pode levar o paciente a uma UTI e, até, à morte.

 

Outro ponto importante é o período correto para a realização do teste, que é entre o terceiro e o sétimo dia após o surgimento dos sintomas que, inclusive, não precisam aparecer todos juntos. Inclusive, pacientes que não tiverem condições de isolamento domiciliar enquanto aguardam o dia certo para a realização do teste, podem permanecer internados nas enfermarias da Upa da Vila Xavier, da Santa Casa, do Hospital de Campanha ou do Hospital estadual de Américo Brasiliense (HEAB), em observação. Isso vale, também, para pessoas de todos os grupos de risco. Tudo depende do diagnóstico médico.

 

A mudança no protocolo de orientação à população não altera todos os demais cuidados que a pandemia exige: isolamento social ao máximo possível, uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fora de casa, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel, lavagem de roupas e banho imediato ao voltar da rua, evitar abraços e apertos de mãos e manter o distanciamento de 1,5m nas conversas com quem não mora na mesma casa.

 

Os sintomas das síndromes gripais, que são alerta também para a Covid, incluem: febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, mal-estar e falta de ar, podendo aparecer ainda diarreia, perda de olfato e/ou paladar.

 

 

REDE DE SOLIDARIEDADE

 

A Unicesumar, universidade com sede em Maringá e um polo EAD em Araraquara, encerra hoje, no sistema drive-thru, a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

 

Até as 17h30, uma unidade móvel está estacionada na Avenida São Geraldo, na altura do Parque Infantil, onde estão sendo recebidas as doações, dentro dos padrões de higienização exigidos e sem que os doadores tenham que sair do carro. Todo doador que participar da campanha receberá um livro.

 

A ação solidária começou na quinta e tudo que for arrecadado será entregue à Rede de Solidariedade, que fará a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia do Coronavírus,

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 24 casos confirmados de Coronavírus neste sábado (20). Portanto, o município possui hoje 710 casos notificados da doença. Aguardam resultado de exames 124 amostras. Do total de 710 casos positivos, 175 permanecem em quarentena e 527 já saíram.

 

Hoje, 35 pacientes estão internados. Destes, 23 estão em enfermaria – 06 suspeitos e 17 casos confirmados. E 12 pacientes estão internados em UTI – 03 suspeitos e 09 confirmados.  Do total de 35 internados, 33 são moradores de Araraquara e 2 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 8 óbitos decorrentes de Coronavírus. Não há caso suspeito aguardando resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. Todos os dados e estatísticas sobre os bairros com casos confirmados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

 

registrado em: , ,