Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 26 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 103– 26 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 103– 26 de junho de 2020

boletim 26-06.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 26 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê aguarda a coletiva do governador do Estado de São Paulo, João Dória, que começa daqui a pouco, no Palácio dos Bandeirantes, para o anúncio da atualização das fases do Plano São Paulo, que vem orientando o ritmo da retomada econômica no estado.

 

A primeira fase do Plano São Paulo foi anunciada no dia 27 de maio e dividiu o Estado em cinco faixas, da maior para a menor restrição.  Classificada inicialmente na fase 3, na faixa amarela, Araraquara foi autorizada a dar início à flexibilização de atividades econômicas.

 

Na segunda atualização do Plano, em 10 de junho, foi anunciado o recuo na flexibilização nas regionais de saúde do interior do Estado e Araraquara passou da fase 3 para fase 2, na faixa laranja, o que garantiu a manutenção de atividades econômicas, mas com restrições de horários.

 

Logo mais, na coletiva, o governador João Dória vai anunciar o resultado das avaliações realizadas nas regionais de saúde, nos últimos 15 dias, sobre da situação de enfrentamento da doença, incluindo a avaliação da ocupação de leitos hospitalares e a evolução do número de casos e óbitos.

 

Essas avaliações definem a atualização de fases do Plano São Paulo e as novas diretrizes da quarentena, que deverão ser anunciadas por meio de decreto municipal, nos próximos dias.

 

Vale destacar que todas as medidas de prevenção devem continuar sendo adotadas, incluindo as normas sanitárias estabelecidas por decreto municipal para o atendimento presencial nos estabelecimentos comercias e de prestação de serviço.

 

A quarentena continua e em caso de aparecimento de sintomas gripais, a orientação é: procurem atendimento médico na UPA da Vila Xavier ou no posto de saúde mais próximo da residência. No caso de suspeita, o teste para Coronavírus será realizado no terceiro dia do início dos sintomas.

 

As autoridades de Saúde estão orientando internação preventiva de pacientes com idade a partir de 45 anos e para todas as pessoas portadoras de comorbidades. O objetivo com essa estratégia é evitar complicações da doença.

 

 

PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

 

A Equipe de Matriciamento do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB/AME) vem realizando uma série de treinamentos e capacitação de fisioterapeutas, equipes de médicos e de enfermeiros das UBSs, UPAs e Hospital de Solidariedade de Araraquara, para atendimento primário de pacientes suspeitos ou portadores de Covid-19.

O projeto, denominado Integra Rede, promove a troca de experiência dos participantes no atendimento aos pacientes, além de tirar dúvidas e permitir a discussão de casos, otimizando o processo de integração com a rede de atenção primária.

Outra parte do projeto, que também já está em andamento, incluiu o auxílio na elaboração e construção do fluxograma municipal de atendimento aos pacientes suspeitos ou portadores de Coronavírus.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 37 casos confirmados de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 26 de junho. Portanto, o município possui hoje 861 casos notificados da doença.

 

Aguardam resultado de exames 120 amostras. Do total de confirmados, 184 permanecem em quarentena e 666 já saíram.

 

Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 24 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 16 casos confirmados. E 12 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 9 confirmados.  Do total de 36 internados, 30 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 11 óbitos decorrentes de Coronavírus. Não há caso suspeito em investigação.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

registrado em: , ,