Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 27 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 104– 27 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 104– 27 de junho de 2020

27-06-site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público neste sábado, dia 27 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

O governador João Dória anunciou ontem a atualização do Plano São Paulo, que estendeu o período de quarentena em todo o Estado até o dia 14 de julho, e manteve Araraquara na fase laranja, ou fase 2 da flexibilização das atividades econômicas do município.

 

O DRS de Araraquara teve a boa avaliação da capacidade hospitalar (ocupação de leitos de UTI Covid e quantidade de leitos por 100 mil habitantes), cumprindo os requisitos da faixa verde, mas o que pesou na atual avaliação foi a evolução da epidemia no município, com pior classificação (faixa laranja) na variação das internações dos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores. Neste mesmo período, na variação de casos e variação de óbitos, o DRS de Araraquara se manteve com a mesma classificação anterior, cumprindo os requisitos na faixa amarela.

 

O Comitê reforça que apesar desse aumento na taxa de internações, a estrutura de enfrentamento da doença organizada pela Prefeitura Municipal, da qual fazem parte o Hospital da Solidariedade e o polo de triagem da UPA da Vila Xavier, mantém baixa a taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara: 35% nos leitos de UTI e 21, 26% nos de enfermaria.

 

Vale destacar que a quarentena continua no município, assim como o cumprimento das medidas de restrição nos estabelecimentos comerciais e de serviços que prestam atendimento presencial.

 

Os órgãos municipais responsáveis intensificaram a fiscalização do cumprimento do decreto municipal que reconhece o estado de calamidade pública no município. As denúncias de irregularidades podem ser feitas através dos telefones 153 e 156.

 

DRIVE LITERÁRIO ADIADO

 

Em virtude da chuva, o drive literário que iria ocorrer na frente da Biblioteca Municipal Mário de Andrade será adiado para o próximo sábado, dia 04 de julho. O drive faz parte do projeto “Palavras Que Voam”, idealizado por duas moradoras de Araraquara e com apoio da Prefeitura. A ideia é arrecadar livros que serão inseridos nas cestas de alimentos distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pela Rede de Solidariedade em meio à pandemia da Covid-19.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 36 exames positivos para Coronavírus neste sábado, dia 27 de junho. Portanto, o município possui hoje 897 casos notificados da doença.

 

Aguardam resultado de exames 203 amostras. Do total de confirmados, 198 permanecem em quarentena e 688 já saíram.

 

Hoje, 37 pacientes estão internados. Destes, 25 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 17 casos confirmados. E 12 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 9 confirmados.  Do total de 37 internados, 31 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 11 óbitos decorrentes de Coronavírus. Araraquiara não registra caso suspeito em investigação.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,