Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 28 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 105 - 28 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 105 - 28 de junho de 2020

28-06-site.png

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 105– 28 de junho de 2020

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público neste domingo, dia 28 de junho, para informar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.

 

Após a coletiva do governo do Estado de São Paulo, na última sexta-feira, que atualizou o Plano São Paulo, que orienta a flexibilização das atividades econômicas dos municípios paulistas, o Comitê vem dialogando com o prefeito Edinho e realizando análise dos índices locais destacados no Plano para deliberar sobre necessidade de adequações de algumas regras à realidade local, que deverão ser aplicadas a partir da próxima semana.

 

A quarta atualização do Plano São Paulo estendeu o período de quarentena em todo o Estado até o dia 14 de julho.

 

Além disso, com o avanço acelerado da pandemia no Interior, principalmente nos últimos 15 dias, e após reavaliar a situação de enfrentamento da doença nas regiões dos DRS (Departamentos Regionais de Saúde), incluindo a avaliação da ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19 e a evolução do número de casos, o Governo do Estado de São Paulo decidiu então manter o DRS de Araraquara na fase laranja, juntamente com os DRSs da Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, além das sub-regiões Leste (Alto Tietê), Norte (Franco da Rocha) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo.

 

As regiões que estão na fase vermelha são agora os DRSs de Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. E, ainda de acordo com o Governo do Estado, a melhora de índices em parte da Grande São Paulo permite que a capital e as sub-regiões do ABC e de Taboão da Serra avancem à fase amarela, que permite atendimento presencial restrito em bares, restaurantes e salões de beleza.

 

O DRS de Araraquara manteve a boa avaliação da capacidade hospitalar, com a ocupação de leitos de UTI Covid e quantidade de leitos por 100 mil habitantes cumprindo os requisitos da faixa verde, mas o que pesou na atual avaliação foi a evolução da epidemia no município, com pior classificação (faixa laranja) na variação das internações dos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores.

 

Neste mesmo período, na variação de casos e variação de óbitos, o DRS de Araraquara se manteve com a mesma classificação anterior, cumprindo os requisitos na faixa amarela.

 

O Comitê reforça que a estrutura de enfrentamento da doença organizada pela Prefeitura, da qual fazem parte o Hospital da Solidariedade e o polo de triagem da UPA da Vila Xavier, mantém baixa a taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara: 35% nos leitos de UTI e 21, 26% nos de enfermaria.

 

Também considera que a internação preventiva de pessoas do grupo de risco, adotada no município como estratégia para melhorar o monitoramento e evitar complicações da doença, aumentou a taxa de ocupação de leitos neste último período de avaliação do Plano São Paulo.

 

A análise dos indicadores do enfrentamento da Covid-19 para a atualização do Plano São Paulo é feita no âmbito do DRS, ou seja, avalia Araraquara e municípios da região.

 

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 25 casos confirmados de Coronavírus neste domingo, dia 28 de junho. Portanto, o município possui hoje 922 casos notificados da doença.

 

Aguardam resultado de exames 203 amostras. Do total de confirmados, 197 permanecem em quarentena e 714 já saíram.

 

Hoje, 40 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 20 casos confirmados. E 10 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 9 confirmados.  Do total de 40 internados, 31 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 11 óbitos decorrentes de Coronavírus. Não há caso suspeito em investigação.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

registrado em: , ,