Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 29 / Webconferência debate enfrentamento da Covid-19 na cidade

Gabinete

Webconferência debate enfrentamento da Covid-19 na cidade

Encontro virtual realizado pela Secretaria Municipal de Saúde envolveu especialistas e alunos da Faculdade de Saúde Pública da USP e Sesa
Foto_web_1.jpg

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma Webconferência na quinta-feira (25) com uma equipe de docentes e alunos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP-SP), para debater a dinâmica do enfrentamento da Covi-19 (doença causada pelo novo coronavírus) em Araraquara.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, durante o encontro virtual, realizado através do Sesa (Serviço Especial de Araraquara, ligado à USP), foram analisados os números sobre a doença na cidade e o que pode ser aprimorado no trabalho de combate a partir dessa parceria.

 

Participaram da Webconferência a professora-doutora Marília Cristina Prado Louvison, professora da FSP-USP; o professor-doutor Eliseu Alves Waldman, professor do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP; a professora-doutora Laura Camargo Macruz Fuerwerker, professora Livre-docente da FSP-USP; e o doutor Walter Manso Figueiredo, diretor do Sesa; além de Felipe Seiti Ohashi e Caroline Rodrigues Viana, alunos do curso de graduação em Saúde Pública da FSP-USP.

 

Pela Secretaria Municipal de Saúde, além de Eliana, participaram o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos; e o coordenador de Avaliação e Controle da SMS, Edivaldo Alves Trindade.

 

Segundo Eliana Honain, “foi um debate de extrema importância, que envolveu os maiores especialistas epidemiológicos do País com uma visão e alternativas importantes para ajudar a conter a pandemia da Covd-19 em Araraquara”.

 

Vale destacar que a ampla realização de testes PCR, que detectam na hora se o paciente está contaminado pelo novo coronavírus, contribuem com a maior fidedignidade dos dados.

 

Também contribuem as várias ações de vigilância da SMS, além do monitoramento e acompanhamento dos casos, que refletem em menor gravidade e com os baixos índices de ocupação hospitalar e letalidade.

 

A previsão é que uma nova Webconferência seja realizada na semana que vem, ainda de acordo com Eliana Honain, que agradeceu a Faculdade de Saúde Pública da USP e o Sesa pela oportunidade da parceria no enfrentamento do coronavírus. A parceria inclui ainda a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e a Uniara – Universidade de Araraquara.