Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 3 / Saúde mantém visitas a idosos e grupos vulneráveis para evitar propagação de vírus

Saúde

Saúde mantém visitas a idosos e grupos vulneráveis para evitar propagação de vírus

Desde o início da pandemia, equipes de Saúde e Assistência Social visitam asilos, casas de repouso, CRs e população de rua
equipes saúde_assistência.jpg

 

 

 

Para atender idosos e outras pessoas em isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, desde maio a Secretaria Municipal de Saúde realiza visitas a asilos e casas de repouso de Araraquara. E desde abril, também são visitados os Centros de Ressoalização (CRs) e pessoas em situação de rua.

 

Composta por profissionais da área de medicina e de técnica de enfermagem, esta equipe obedece a um roteiro semanal de visitas. Às segundas-feiras, vai ao Lar Otoniel de Camargo; às terças-feiras, ao Lar São Francisco; quartas, à Vila Vicentina; quintas, Vila Dignidade, e sextas-feiras, no Recanto Feliz.

 

Já as visitas no CR Masculino são feitas às terças-feiras por médico e técnico de enfermagem. No CR feminino, às quintas-feiras, com os mesmos profissionais.

 

Vale destacar que a partir de abril, também um médico e profissional da enfermagem da Saúde, acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, visitam pessoas em situação de rua em Araraquara.

 

Nessa população, são realizados procedimentos de avaliação e diagnóstico precoce de casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo coronavirus.

 

Para a Coordenadora de Atenção Básica de Saúde, médica Talitha Martins, como há um risco potencial de transmissão do novo coronavírus em todos esses grupos, as visitas são uma importante estratégia para avaliação precoce de pessoas sintomáticas.

 

Ainda de acordo com Talitha, além da realização de exames e do tratamento adequado, se houver casos confirmados de contaminação, as pessoas são mantidas em isolamento para evitar a propagação do vírus.