Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 30 / Inscrições abertas para nova proposta do Território das Artes de Araraquara

Cultura

Inscrições abertas para nova proposta do Território das Artes de Araraquara

Evento torna-se virtual devido à pandemia e edital anterior é cancelado; novas inscrições seguem até 13 de julho
casa da cultura.jpg

 

 

Com o setor de eventos sendo um dos fortemente prejudicados com a crise mundial do Covid-19, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart têm repensado todas as suas atividades. A fim de dar continuidade ao Território das Artes de Araraquara ficou decidido que essa 17ª edição do evento será em formato digital.

 

Para tanto, o edital anterior foi cancelado e as inscrições devem ser feitas agora, pensando nesse formato online - as inscrições podem ser efetuadas no período de 30 de junho a 13 de julho. São aguardadas as inscrições de artistas e/ou conjunto de artistas interessados em expor suas obras de artes visuais na exposição. 

 

"Tínhamos um plano, um planejamento, um cronograma e uma definição, mas agora temos a certeza de que nada é definitivo. A epidemia que estamos vivendo nos fez pensar no que é essencial, e com essa reflexão seguimos com os planos, outros planejamentos e outros cronogramas. O essencial para as Artes Visuais nesse momento é se pensar, pensar na sua rede de produção, nos seus meios de circulação, na sua função social", aponta a curadora do Território 2020, Rita Michelutti, lembrando que a homenageada dessa edição é a Lucinda Bento, artista que faleceu o ano passado.

 

O edital lançado para as inscrições do Território digital informa que são aguardadas: as imagens de trabalhos finalizados sejam eles bidimensionais e/ou tridimensionais, figurativos ou abstratos, em qualquer técnica, linguagem ou expressão, para a exibição virtual nos meios disponibilizados pelo 17° Território da Arte.

 

Entende-se por trabalhos finalizados para participação, a obra ou conjunto de obras, tais como pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, colagem, assemblagem, readymade, grafitte, fotografia, videoarte e suas derivações.

 

"Fazer acontecer um evento tão importante em uma época tão adversa é um grande desafio, e o impacto que as ações que serão feitas se prestam não a uma urgente necessidade financeira da classe artística, mas sim a uma igualmente urgente necessidade de nos reinventar diante dos novos tempos", aponta a curadora.

 

Serão consideradas as obras de artistas inscritos sob pessoa física, sem a necessidade de CNPJ e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo email territoriodaarte2020@gmail.com – com o assunto “INSCRIÇÃO”.

 

Serão premiados até dez trabalhos, com a premiação de R$ 800,00 (oitocentos reais). Serão avaliados os seguintes critérios: qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual, adequação ao tema proposto, originalidade, compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis, estar em diálogo com a proposta conceitual da mostra e fazer parte do escopo das artes visuais em sua amplitude conceitual.

 

Os documentos para a inscrição, assim como todas as informações necessárias, devem ser conferidos no edital disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na primeira página (Acesso Rápido / Editais da Cultura). Para informações e dúvidas: entrar em contato pelo e-mail territoriodaarte2020@gmail.com.

 

SERVIÇO:

Inscrições abertas para XVII Território da Arte de Araraquara (formato digital)

Período: 30 de junho a 13 de julho

Edital completo: 

Aba Editais de Cultura no site www.araraquara.sp.gov.br

http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/TERRITRIO22020.pdf