Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Junho / 4 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 81 – 4 de junho de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 81 – 4 de junho de 2020

boletim 4-05.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quinta-feira, 4 de junho, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à transmissão da Covid-19.

 

Diante da grande circulação de pessoas nas vias comerciais da cidade, desde a retomada do atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, o Comitê está recomendando a intensificação da fiscalização nestes pontos onde se constata aglomeração de pessoas.

 

O Comitê está em estado de atenção. A proximidade do quinto dia útil do mês, quando o movimento aumenta ainda mais, também está preocupando as autoridades sanitárias.

 

Por isso, a recomendação é que sejam realizadas ações conjuntas com os fiscais da Vigilância Sanitária, pessoal da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Procon, com fiscalizações pontuais, cobrando o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção do contágio da Covid-19.

 

O Comitê reforça que não se discute, neste momento, lockdown no município. O que vem sendo feito são estudos diários sobre o avanço dos casos de Coronavírus em Araraquara e do perfil das pessoas positivadas, além do acompanhamento da ocupação dos leitos de UTI em Araraquara e região. Estas questões estão sendo avaliadas permanentemente pelo Comitê e, se for necessário, a flexibilização das atividades econômicas poderá ser revista pela Prefeitura.

  

As pessoas precisam se conscientizar de que a quarentena continua e que,  principalmente idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, devem permanecer em suas casas, em isolamento social. Com o aumento de pessoas circulando, o risco de contaminação pela Covid-19 é muito maior.

 

Ainda na avaliação das autoridades da Saúde, o aumento do número de casos nos últimos dias em Araraquara não é reflexo da flexibilização do comércio. Ele provavelmente se deve ao relaxamento do isolamento social registrado no mês de maio.

 

A curva de contágio da Covid-19 na cidade ainda não sofreu reflexos desses primeiros dias de flexibilização, porque os impactos seriam mais de longo prazo – daqui a 10 ou 15 dias.

 

ATENDIMENTO AGENDADO

 

Decreto municipal publicado nos Atos Oficiais de hoje trata do atendimento presencial na Prefeitura (Paço Municipal), no Daae, na Subprefeitura da Vila Xavier e na Subprocuradoria Geral Fiscal e Tributária, que será retomado a partir de segunda-feira, dia 8 de junho.

 

De acordo com o decreto, o atendimento presencial será realizado exclusivamente por agendamento. Os telefones já estão à disposição da população interessadas em marcar dia e hora do atendimento. Os canais para solicitação de agendamento estão no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br)

 

O Comitê reforça que a pessoa não poderá vir direto à Prefeitura, porque só será atendida por agendamento. Além disso, idosos e outras pessoas no grupo de risco para complicações da Covid-19, como pessoas com doenças autoimunes, não deve procurar o atendimento presencial. Se necessário, essa pessoas devem indicar algum familiar em seu lugar.

Diversas medidas de prevenção à Covid-19 serão adotadas no atendimento, mas, diante do risco de contaminação, para se proteger, a população deve dar preferência ao atendimento online pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br, no link “Serviços Públicos Online”) e pelo site do Daae (www.daaeararaquara.com.br).

 

 

PESQUISA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

Começou hoje, em Araraquara, a segunda etapa da pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e empresa Ibope Inteligência, que pretende analisar a evolução de casos da COVID-19 na população brasileira. A primeira fase foi realizada em maio, após autorização da Secretaria Municipal da Saúde.

 

A residência que aceitar participar da pesquisa vai responder a um questionário e participará da aplicação do teste rápido feito com coleta de sangue por punção digital. Será testado somente um morador de cada residência também, sorteado.

 

Os resultados vão auxiliar na elaboração de estratégias para o enfrentamento da pandemia de Covid 19.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 28 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 4 de junho. Portanto, hoje são 323 casos confirmados na cidade. Aguardam resultado de exames 75 amostras. Do total, 86 permanecem em quarentena e 232 já saíram.

 

Hoje, 23 pacientes estão internados. Destes, 18 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 11 casos confirmados. E 5 estão internados em UTI – 2 suspeitos e 3 confirmados. Do total de 23 internados, 21 são moradores de Araraquara e 2 são de outro município e foram transferidos para hospital da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 5 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 casos suspeito. Trata-se de uma idosa de 77 anos, com comorbidades.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara possui, até o momento, 90 bairros com casos notificados.  Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.


Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura.

(https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

Relação de bairros

 

7º Distrito Industrial

Assentamento Bela Vista

Bairro dos Machados

Centro

Chácara Flora

Cidade Industrial

Conjunto Habitacional dos Oitis

Dr. Tancredo de Almeida Neves (Cecap)

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Água Branca

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim Altos do Jaraguá

Jardim América

Jardim Arco-Íris

Jardim Ártico

Jardim Biagioni

Jardim Brasil

Jardim Brasília

Jardim das Estações

Jardim das Hortênsias

Jardim Dom Pedro I

Jardim Domingos Savio

Jardim dos Flamboyants

Jardim dos Oitis

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Floridiana

Jardim Gardênias

Jardim Higienópolis

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Maria Luiza

Jardim Martinez

Jardim Morada do Sol

Jardim Morumbi

Jardim Panorama

Jardim Paraíso

Jardim Paulista

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Rafaela

Jardim Santa Angelina

Jardim Santa Clara

Jardim Santa Júlia

Jardim São Bento

Jardim São Rafael

Jardim Selmi Dei I

Jardim Selmi Dei III

Jardim Selmi Dei Iv

Jardim Selmi Dei V

Jardim Serra Azul

Jardim Silvestre

Jardim Tabapuã

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Veneza

Jardim Viaduto

Jardim Victório De Santi

Jardim Vitória

Jardim Zavanella

Parque Atlanta

Parque Gramado II

Parque Igaçaba

Parque Laranjeiras

Parque Residencial Damha

Parque São Paulo

Quitandinha

Residencial Alamedas

Residencial Laura Molina

Residencial Vêneto

São José

Vale das Rosas

Vale do Sol

Valle Verde

Vila Gaspar

Vila Godoi

Vila José Bonifácio

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Santana

Vila Sedenho

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Village Damha I

Yolanda Opice

Portal dos Oitis

 

 

 

registrado em: , ,