Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 01 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 47 - 1 de maio de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 47 - 1 de maio de 2020

01-05-SITE.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, nesta sexta-feira, dia 1 de maio, vem a público reforçar orientações e medidas de enfrentamento do Covid-19.

 

Neste feriado de 1º de maio, o Comitê volta a destacar a importância do isolamento social como arma de enfrentamento do Coronavírus. É importante que todos permaneçam nas suas casas.

 

E, neste Dia do Trabalhador, o Comitê também aproveita para cumprimentar todos os trabalhadores de Araraquara, entre eles os cerca de 8 mil profissionais da Saúde que atuam nos setores público e privado, incluindo postos de saúde, hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, entre outras instituições e, que, com muita dedicação e coragem, garantem aos pacientes o apoio que tanto precisam para encarar o Coronavírus e se curar.

 

Todo o esforço empregado na contenção e no enfrentamento da pandemia do Covid-19 só é possível graças à competência, e empenho dos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente e travam uma batalha diária nos hospitais e postos de atendimento.

 

Para homenageá-los, nesta noite de 1º de maio, a Praça do Daae, um dos mais importantes cartões postais de Araraquara, e as fachadas da Prefeitura e da Câmara Municipal receberão luzes verdes.

 

Parabéns a todos os trabalhadores!

 

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

 

A partir de hoje, 1º de maio, é obrigatório o uso de máscara ou de proteção sobre o nariz e a boca nos espaços públicos do município, assim como nos equipamentos do transporte público coletivo.

 

A determinação resulta da Resolução no 4, publicada no último dia 22 de abril, fixando interpretações e estabelecendo esclarecimentos a fim de aperfeiçoar a aplicação e efetividade do Decreto Municipal nº 12.236, de 23 de março de 2020, que reconhece, no Município, o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19, bem como nos decretos que o alteram.

 

O uso de máscaras passa a ser obrigatória pela população que for obrigada a deixar o isolamento social para trabalhar, frequentar estabelecimentos comercias como supermercados e farmácias, além dos estabelecimentos que prestam serviços, e também para quem precisar utilizar o transporte público.

 

Esta obrigatoriedade, a partir de hoje, se estende a funcionários, consumidores e clientes que estiverem no interior dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento. Cabe a estes estabelecimentos impedir a entrada e a permanência de consumidores ou clientes que não estiverem utilizando máscara ou proteção sobre o nariz e a boca.

 

No interior de veículos, no trânsito, o equipamento de proteção somente poderá ser dispensado se a pessoa estiver conduzindo veículo próprio e privativo, na companhia de pessoas da sua convivência, que residem no mesmo local.  Se a circulação estiver sendo feita em veículo de aplicativo, a máscara é obrigatória.

 

Os menores de 2 anos não devem usar máscara, porque correm o risco de sufocamento.

 

A fiscalização da medida será feita pelos órgãos municipais competentes.

 

A Prefeitura providenciou a confecção de máscaras caseiras para serem entregues em pontos e situações específicas.

 

A entrega destas máscaras será feita por vários setores da Prefeitura, que estão organizados para identificar as situações de necessidade de uso e vulnerabilidade. Nestes casos, eles vão realizar as orientações necessárias e a entrega de máscaras.

 

O Comitê, mais uma vez, vem a público reforçar a importância das medidas previstas no decreto municipal, cujo objetivo principal é evitar a aglomeração das pessoas para barrar o contágio do Covid-19 no Município.

 

O uso de máscaras em locais públicos por quem realmente precisa sair de casa é um poderoso aliado nesta luta. Muitos estudos apontam a máscara como uma barreira física importante, capaz de reduzir o risco de contaminação.

 

No entanto, o isolamento social e a higienização pessoal correta, com uso de água e sabão ou álcool e gel, são as principais armas que temos hoje para conter a transmissão do Coronavírus.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, dia 1 de maio, mais 3 casos positivados, totalizando 93 casos confirmados de Coronavírus. Mais 3 resultados foram inconclusivos e 24 amostras estão aguardando resultado de exame. Do total de casos confirmados, 26 permanecem em quarentena e 61 já saíram.

 

Hoje, 04 pacientes estão internados. Destes, 3 estão em enfermaria - sendo 01 caso suspeito e 02 confirmados - e 1 paciente confirmado está internado em UTI.

 

Foram notificados, até o momento, 3 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

 

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Brasil

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Morumbi

Jardim Paraíso

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Serra Azul

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vale do Sol

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Assentamento Bela Vista

 

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

registrado em: , ,