Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 08 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 54 – 08 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 54 – 08 de maio de 2020

boletim 8-05.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, 8 de maio, para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

 

O Comitê reforça a importância do isolamento social no enfrentamento da pandemia e manifesta, mais uma vez, sua preocupação com o trânsito grande de pessoas pelas ruas e avenidas da cidade. O comércio e a população em geral devem continuar respeitando rigorosamente as medidas preventivas apontadas no decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara.

 

É obrigatório também o uso de máscaras nos espaços públicos do município e nos equipamentos do transporte coletivos. A obrigatoriedade se estende aos estabelecimentos comerciais e se prestação de serviço que estão em funcionamento, cabendo aos seus responsáveis a fiscalização e cobrança do uso do item nos espaços internos, pelos funcionários, consumidores e clientes.

Nos espaços públicos, a fiscalização é feita pelos órgãos municipais competentes, que estão orientando as pessoas que não estiverem cumprindo a medida, mas é fundamental que as pessoas se conscientizem de que esta medida é importante.

 

Vale destacar também que o uso de máscara passou a ser obrigatório também em todos os municípios paulistas. As autoridades de saúde entendem que, estando protegidas com máscaras, as pessoas tenham menos probabilidade de serem infectadas pelo Coronavírus e de irem a óbito.

 

No entanto, é importante salientar que a máscara é um complemento no combate à transmissão da doença. A principal arma é o isolamento social, que evita aglomeração e o contato entre as pessoas.

 

Lembrando ainda que o Dia das Mães deste ano, neste domingo, será atípico e exige uma série de adaptações. É importante que as famílias continuem se protegendo e comemorem em casa, sem reuniões familiares. Segurança e prevenção são palavras de ordem em tempos de Covid-19. Domingo é dia de utilizar as ferramentas da internet para parabenizar as mães, que precisam continuar protegida.

 

O Comitê destaca também que estão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas a asilos e casas de acolhimento do município. Neste caso, mães e filhos também deverão utilizar das videochamadas.

 

Os dois cemitérios públicos de Araraquara, Cemitério São Bento e Cemitério das Cruzes e os dois particulares, Parque dos Lírios e Parque da Ressurreição, permanecerão fechados, também para evitar aglomeração de pessoas.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui hoje, dia 8 de maio, 111 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultados de exames 36 amostras. Do total de casos confirmados, 22 permanecem em quarentena e 85 já saíram.

 

Hoje, 9 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria - sendo 06 casos suspeitos e 2 confirmados - e 1 paciente confirmado está internado em UTI.

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

 

O município possui 51 bairros com casos notificados. São eles:

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Ártico

Jardim Brasil

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Higienópolis

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Morumbi

Jardim Paraíso

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Santa Júlia

Jardim Serra Azul

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Parque São Paulo

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vale do Sol

Vila Cidade Industrial

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Assentamento Bela Vista

 

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br

 

 

 

 

registrado em: , ,