Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 12 / Araraquara passa a ter mais 51 leitos com o Hospital da Solidariedade

Saúde

Araraquara passa a ter mais 51 leitos com o Hospital da Solidariedade

Serão 31 leitos de enfermaria e 20 de semi-UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus; atendimentos começam nesta semana
foto015 Hospital da Solidariedade possui 51 leitos, sendo 31 de enfermaria e 20 de semi-UTI 12mai20 Tetê Viviani.jpg

 


O Município de Araraquara passa a contar com mais 51 leitos no enfrentamento ao novo coronavírus com o início dos atendimentos do Hospital da Solidariedade, ainda nesta semana. São 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de semi-UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Nesta terça-feira (12), o prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, recepcionaram jornalistas e profissionais de veículos de comunicação de Araraquara para uma apresentação das instalações do hospital de campanha, que fica na antiga Novamoto (Rua Domingos Zanin, nº 600, Jardim Ártico).

Os pacientes serão encaminhados ao hospital pelo Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, que fica na UPA da Vila Xavier e faz a triagem de todos os casos suspeitos da doença — é para lá que pessoas com sintomas gripais devem ir para procurar o primeiro atendimento.

As obras no Hospital da Solidariedade começaram em 26 de março, quando foi iniciada a limpeza do espaço. Desde então, em menos de 50 dias, o local passou por todas as adequações para a montagem dos leitos e de toda a estrutura.

O hospital possui 2.548 m² de área construída, com os 50 leitos, sala de raio-x, salas de expurgo, almoxarifado, vestiários, locais para banho de pacientes, sanitários para pacientes e servidores, rouparia, copa de distribuição, refeitório dos funcionários, setor de administração, repousos médicos, necrotério, farmácia, recepção, postos de enfermagem e central de gases. O prédio também possui geradores para que não haja queda de energia elétrica e descontinuidade na prestação dos atendimentos.

“Estruturamos a nossa rede de saúde para nos planejarmos para o crescimento da doença no interior do estado de São Paulo e prestarmos o melhor atendimento à população de Araraquara. Com os 50 leitos do Hospital da Solidariedade, estamos estruturados para vencer o coronavírus”, afirma o prefeito Edinho.

A mão de obra utilizada na construção foi de apoiadores no combate ao coronavírus contratados por processo seletivo. Edinho agradeceu a todos que colaboraram na implantação do hospital.

“Muito obrigado a todos que trabalharam para que a gente tivesse um hospital de campanha desse porte para servir a população de Araraquara. Estamos diante de uma realização que a gente não queria que existisse, mas, infelizmente, essa estrutura é necessária para combater a pandemia. Espero que esse espaço fique ocioso, que poucas pessoas utilizem. Mas, se a população de Araraquara e da região precisarem, ele terá condições de cumprir o seu papel e salvar vidas”, disse.

Situação da Covid-19
O boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado nesta terça-feira confirmou mais dez casos da Covid-19, incluindo uma criança de cinco anos de idade. Agora, Araraquara possui 130 casos confirmados da Covid-19, com quatro mortes causadas pela doença e duas mortes sendo investigadas.


Outras 29 pessoas aguardam resultados de exames. Nos hospitais, 18 pacientes estão internados: 17 em enfermaria (um confirmado e 16 suspeitos) e um confirmado em UTI.

Os grupos de risco da Covid-19 são idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.

Para a redução da transmissão da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o uso de máscaras protetivas e o isolamento social, evitando aglomerações.

Mais informações sobre o combate à Covid-19 estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.

registrado em: , ,