Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 14 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 60 – 14 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 60 – 14 de maio de 2020

boletim 14-05.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quinta-feira, 14 de maio, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura de Araraquara deu início à sanitização do novo hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade. Após esse processo, o local estará preparado para começar a atender a população.

 

A sanitização (ou desinfecção) de ambientes é realizada através de nebulização com a utilização de um produto específico que possui ação altamente eficaz no combate a vírus, bactérias e fungos.


Com o Hospital da Solidariedade, o Município de Araraquara passa a contar com mais 51 leitos no enfrentamento ao novo coronavírus. São 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Os pacientes serão encaminhados ao hospital pelo Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, que fica na UPA da Vila Xavier e faz a triagem de todos os casos suspeitos da doença — é para lá que pessoas com sintomas gripais devem ir para procurar o primeiro atendimento.

A estruturação da rede de saúde com aumento do número de leitos de UTI está de acordo com as condições apontadas pelo Governo do Estado para a flexibilização regional da quarentena. São elas o isolamento social acima de 55%, a redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.

 

Para além de todas as medidas que vem sendo adotadas em cumprimento às orientações das autoridades de saúde no combate ao Coronavírus, a população deve fazer a sua parte e manter o isolamento social.

 

O isolamento social é fator primordial para evitar a transmissão da doença. Araraquara é uma das cidades do Interior com o pior índice de isolamento. A média ficou em 40% nos últimos dias na cidade, segundo a medição feita Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registra hoje, dia 14 de maio, 139 casos confirmados. Aguardam resultados de exames 51 amostras. Do total de casos confirmados, 30 permanecem em quarentena e 105 já saíram.

 

Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 12 casos estão em enfermaria, sendo 10 suspeitos e 2 casos confirmados e 1 paciente suspeito está internado em UTI.

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

O município possui, até o momento, 59 bairros com casos notificados. Os mais recentes são Jardim Paulista, Jardim São Bento e Vale das Rosas.

 

A relação completa dos bairros, assim como todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br

 

Relação dos bairros

 

Águas do Paiol
Assentamento Bela Vista
Centro
Chácara Flora
Distrito Industrial
Jardim Adalberto Roxo
Jardim Altos de Pinheiros
Jardim América
Jardim Ártico
Jardim Brasil
Jardim Brasília
Jardim das Estações
Jardim Dumont
Jardim Europa
Jardim Flamboyant
Jardim Higienópolis
Jardim Hortênsias
Jardim Iedda
Jardim Igaçaba
Jardim Iguatemi
Jardim Imperador
Jardim Itália
Jardim Morumbi
Jardim Panorama
Jardim Paraíso
Jardim Paulista
Jardim Paulistano
Jardim Pinheiros
Jardim Roberto Selmi Dei
Jardim Santa Clara
Jardim Santa Júlia
Jardim Santa Lúcia
Jardim São Bento
Jardim Serra Azul
Jardim Tamoio
Jardim Uirapuru
Jardim Universal
Jardim Viaduto
Jardim Yolanda Ópice
Parque das Laranjeiras
Parque Gramado
Parque São Paulo
Quitandinha
Residencial Alamedas
Residencial Cecap
Residencial Damha
Residencial dos Oitis (Iguatemi)
Santa Angelina
Santana
Vale das Rosas
Vale do Sol
Vila Cidade Industrial
Vila Melhado
Vila Nice
Vila Santa Maria
Vila Suconasa
Vila Xavier
Vila Yamada
Village Dahma

 

 

registrado em: , ,