Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 21 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 67 – 21 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 67 – 21 de maio de 2020

boletim 21-05.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quinta-feira, 21 de maio, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê reforça a importância do isolamento social, alertando a população em geral, principalmente os idosos e as pessoas que fazem parte do grupo de risco, para a necessidade de permanecer em casa. É necessário evitar qualquer tipo de atividade ou situação que resultem em aglomeração das pessoas.

 

É preocupante o índice de isolamento social registrado na cidade nos últimos dias, à medida que os casos confirmados de Coronavírus avançam.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também esclarece que autorizou a realização no município da pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela empresa Ibope Inteligência, que pretende analisar a evolução de casos da COVID-19 na população brasileira.

 

A autorização foi concedida nesta semana, após o envio de ofício dos órgãos responsáveis, explicando a proposta do trabalho. O ofício chegou por meio digital, no último domingo (17).

 

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é submeter cerca de 33 mil pessoas de 133 municípios brasileiros ao teste rápido que detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, a partir de amostras de sangue coletadas.

 

As equipes que trabalham na pesquisa estão atuando nas ruas com o objetivo de esclarecer três questões sobre o vírus no Brasil: o número de infectados, a velocidade com que o vírus tem se espalhado e a taxa de letalidade da COVID-19 na região.

 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, se o resultado do teste der positivo, os profissionais entregam informativo com orientações ao positivado e repassam o contato do participante para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que ficará responsável por informar as secretarias de saúde locais para acompanhamento e suporte dos casos pelos serviços saúde.

 

Essas 133 cidades foram escolhidas por serem municípios sede de cada sub-região intermediária do país, de acordo com critérios do IBGE.

 

Portanto, após comunicado oficial do Ministério da Saúde e do Ibope Inteligência, a realização da pesquisa foi autorizada e as equipes de pesquisadores já retornaram às ruas.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 12 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 21 de maio. Portanto, hoje são 176 casos confirmados na cidade.

 

Aguardam resultados de exames 60 amostras. Do total de casos confirmados, 44 permanecem em quarentena e 128 já saíram.

 

Hoje, 6 pacientes estão internados em enfermaria - 4 suspeitos e 2 casos confirmados.

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade. Hoje, o município não possui caso suspeito de óbito aguardando resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

O município possui, até o momento, 62 bairros com casos notificados.

 

A relação completa dos bairros, assim como todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook

 

Relação dos bairros

 

Águas do Paiol

Assentamento Bela Vista

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Ártico

Jardim Brasil

Jardim Brasília

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Higienópolis

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Morumbi

Jardim Panorama

Jardim Paraíso

Jardim Paulista

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Clara

Jardim Santa Júlia

Jardim Santa Lúcia

Jardim São Bento

Jardim Serra Azul

Jardim Tabapuã

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Parque São Paulo

Quitandinha

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Residencial Laura Molina

Santa Angelina

Santana

Vale das Rosas

Vale do Sol

Vila Cidade Industrial

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Sedenho

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Village Dahma

 

 

 

 

 

 

registrado em: , ,