Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 25 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 71 – 25 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 71 – 25 de maio de 2020

25-05-site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta segunda-feira, feriado, 25 de maio, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à transmissão da Covid-19.

 

Hoje é feriado em Araraquara e demais cidades paulistas. A antecipação do feriado estadual de 9 de julho para 25 de maio foi decretada na semana passada  pelo Governo do Estado, após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

O objetivo é fazer com que as pessoas permaneçam em suas casas nesta segunda-feira e, assim, colaborem com a redução do índice de isolamento social no município, que ficou pouco acima dos 40% na última semana, preocupando as autoridades sanitárias do município.

 

Por isso, durante o feriado, fique em casa, não faça reuniões com amigos, não visite parentes, não viaje. A distância é a melhor forma de se cuidar. Melhorar a taxa de isolamento no município também é uma das condições para a flexibilização da quarentena e retomadas das atividades econômicas com segurança e de forma racional.  

 

E para amenizar os efeitos da crise decorrente do Coronavírus no comércio, a partir de amanhã, terça-feira, com o apoio da Prefeitura, serão instaladas faixas exclusivas de drive-thru nas ruas Nove de Julho (Rua 2) e São Bento (Rua 3).


Os trechos serão os seguintes: na Rua 2, entre a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Barroso, e na Rua 3, entre a Avenida Barroso e a Avenida Brasil. A medida vale para o horário comercial: das 9h às 18h. Nesse período, os ônibus de transporte coletivo serão transferidos da Rua 2 para a Rua Padre Duarte (Rua 4).


A faixa de drive-thru será a da esquerda, onde normalmente já é feito o estacionamento de veículos, que estará proibido nesses trechos mencionados, com a suspensão da Área Azul.

O corredor será separado do restante da via por meio de cones, que estarão a uma distância de 20 metros um do outro. Placas de sinalização foram instaladas pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana.

 

O cliente pode fazer o pedido por telefone ou até mesmo pelo WhatsApp, e passar para buscar o produto. Ele deve parar com o veículo próximo à loja apenas para retirar o produto, fazer o pagamento e já deixar o local.

 

Vale destacar que a venda por drive-thru sempre foi permitida aos comerciantes desde o primeiro decreto municipal que estabeleceu a quarentena, em 24 de março.

A adoção das faixas exclusivas de incentivo ao drive-thru foi elaborada junto aos setores econômicos.

 

Situação Epidemiológica

 

Devido ao domingo e ao feriado desta segunda-feira, não foram entregues resultados de exame ao Comitê de Contingência, portanto, Araraquara mantém os 190 casos confirmados de Coronavírus apresentados no dia 24 de maio.

 

Aguardam resultados de exames 107 amostras. Do total de casos confirmados, 45 permanecem em quarentena e 142 já saíram.

 

Hoje, Araraquara registra mais 4 pessoas internadas, totalizando, portanto, 22 pacientes. Desses, 20 estão em enfermaria, sendo 11 casos suspeitos e 9 casos confirmados. Dos casos positivados, 6 são pacientes que residem em cidades da região. Em UTI, encontram-se 2 pessoas internadas, 1 caso suspeito e 1 caso confirmado para Coronavírus.

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade. Hoje, o município não possui caso suspeito de óbito aguardando resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

O município possui, até o momento, 70 bairros com casos notificados. O bairro mais recente a integrar a lista foi o Jardim Silvestre.

 

Relação de bairros:

 

Águas do Paiol

Assentamento Bela Vista

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Ártico

Jardim Brasil

Jardim Brasília

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Higienópolis

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Maria Luiza

Jardim Martinez

Jardim Morumbi

Jardim Panorama

Jardim Paraíso

Jardim Paulista

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Rafaela

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Clara

Jardim Santa Júlia

Jardim Santa Lúcia

Jardim São Bento

Jardim Serra Azul

Jardim Silvestre

Jardim Tabapuã

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Parque Atlanta

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Parque São Paulo

Quitandinha

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Residencial Laura Molina

Santa Angelina

Santana

São Rafael

Vale das Rosas

Vale do Sol

Victório de Santi

Vila Cidade Industrial

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Sedenho

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Village Dahma

Todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

 

 

 

 

registrado em: , ,