Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 27 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 73 – 27 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 73 – 27 de maio de 2020

907accc5-225a-4324-9066-f0ab08d55319.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quarta-feira, 27 de maio, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à Covid-19.

 

O balanço do primeiro dia de vendas por drive-thru nas ruas Nove de Julho (Rua 2) e São Bento (Rua 3) foi positivo; a medida foi bem recebida por comerciantes e clientes.

 

Trechos desses dois corredores comerciais centrais da cidade estão com o estacionamento suspenso e eles receberam uma faixa exclusiva para retirada de produtos, das 9h às 18h.

 

O cliente pode fazer o pedido por telefone ou até mesmo pelo Whatsapp e apenas passar para buscar o produto. Para isso, ele deve parar com o veículo na faixa do drive-thru próximo à loja, pegar o produto, fazer o pagamento e já deixar o local.

 

Mesmo que este contato seja breve, o Comitê reforça a importância da adoção de medidas que podem evitar o contágio do Coronavírus. É importante que o consumidor, mesmo dentro do seu carro, esteja usando máscara, assim como o lojista que vai atendê-lo.

 

O comércio por drive-thru, que começou a vigorar ontem no centro da cidade, foi adotado pela Prefeitura, em conjunto com os representantes das entidades comerciais, como forma de incentivar as vendas e reduzir os impactos econômicos da crise causada pela pandemia da Covid-19.

 

Também é importante que o consumidor siga orientações do Procon para evitar futuros transtornos e reclamações, entre elas reunir o maior número possível de informações sobre os produtos antes de finalizarem a aquisição.

 

No caso de compras por WhatsApp, é fundamental solicitar fotos dos itens e notas fiscais aos lojistas, já que não é possível olhar presencialmente.

 

Para tirar dúvidas e obter mais orientações, o telefone do Procon Araraquara é o 3301-3131.

 

 

Testes rápidos em parceria com a Uniara

 

A Secretaria Municipal da Saúde deu início hoje à realização de testes rápidos de Covid-19 em profissionais da saúde, em parceria com a Uniara.

 

Serão 25 testes por dia e o resultado sai em 24 horas. A coleta sorológica, as análises das amostras e a tabulação dos dados serão feitas pela própria Uniara.

 

No total, serão realizados 3.200 testes enviados pelo Ministério da Saúde.

 

A testagem começa com os profissionais da saúde, que estão na linha de frente. Depois também serão testados trabalhadores das áreas de segurança pública e limpeza urbana.

 

Coletiva do Governo de São Paulo

 

O Comitê do Coronavírus e o prefeito Edinho acompanham, daqui a pouco, ao meio-dia, coletiva do governador João Dória e sua equipe para anúncio das condições da quarentena para enfrentamento ao novo Coronavírus, que deverá ter início no dia 1º de junho.

 

Será a "quarentena inteligente", conforme prevê o Plano São Paulo, com medidas diferentes para cada região do Estado.

 

Após a coletiva, o Comitê voltará a se reunir com o prefeito Edinho para que sejam definidas as próximas medidas de enfrentamento ao Coronavírus que serão adotadas em Araraquara. O resultado desta reunião será divulgado, em seguida, pela Secretaria Municipal de Comunicação.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 16 casos de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 27 de maio. Portanto, hoje são 219 casos confirmados na cidade. Aguardam resultados de exames 72 amostras. Do total de casos confirmados, 51 permanecem em quarentena e 164 já saíram.

 

Hoje, 22 pacientes estão internados. Destes, 20 estão em enfermaria - 10 suspeitos e 10 casos confirmados. E dois pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 1 confirmado.

 

Do total de 22 internados, 18 são moradores de Araraquara e 4 internados em enfermaria residem em outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade. Hoje, o município não possui caso suspeito de óbito aguardando resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

O município possui, até o momento, 71 bairros com casos notificados. A relação completa desses bairros e mais informações sobre a concentração de casos por bairro estão disponíveis em link disponibilizado pela Prefeitura (https://arcg.is/neO5H)

 

Além disso, todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook

 

Relação dos bairros

  

Águas do Paiol

Assentamento Bela Vista

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Ártico

Jardim Brasil

Jardim Brasília

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Higienópolis

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Maria Luiza

Jardim Morada do Sol

Jardim Morumbi

Jardim Panorama

Jardim Paraíso

Jardim Paulista

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Rafaela

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Clara

Jardim Santa Júlia

Jardim Santa Lúcia

Jardim São Bento

Jardim Serra Azul

Jardim Tabapuã

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Jardim Zavanella

Parque Atlanta

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Parque São Paulo

Quitandinha

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Residencial Laura Molina

Santa Angelina

Santana

Vale das Rosas

Vale do Sol

Vila Cidade Industrial

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Sedenho

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Village Dahma

 

 

 

 

 

registrado em: , , ,